Fazer pós-graduação na mesma área da graduação ou não?

Indo direto ao que interessa: sim, é permitido cursar uma pós-graduação em uma área diferente da que foi feita a graduação.

É permitido fazer pós-graduação em outra área?

Não há nada que impeça qualquer pessoa portadora de um diploma de graduação (seja com o título de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) de cursar uma pós-graduação lato sensu (especializações e MBA) e/ou stricto sensu (mestrados e doutorados) em qualquer área que deseje.

Sendo assim, é perfeitamente possível fazer um curso de pós-graduação em qualquer área, desde que você já tenha se graduado em uma graduação e seja aceito pela instituição de ensino que ministra a pós.

Entretanto, vale pontuar que a realização de um curso de pós-graduação em uma área diferente da graduação não necessariamente viabiliza ou autoriza o profissional a atuar na nova área escolhida. Para atuar em algumas áreas, é necessário ter um diploma de graduação específico.

As profissões de nível superior regulamentadas por lei requerem o diploma de graduação na área em questão para exercê-las, além do registro no conselho regional daquela profissão. Sendo assim, para atuar em algumas profissões é preciso ter feito graduação nessas áreas.

Investir em uma pós-graduação é, muitas vezes, o caminho ideal para aumentar e melhorar consideravelmente as oportunidades de trabalho. Ao optar por fazer uma pós em uma área diferente da sua graduação, há muitos outros benefícios a serem explorados. Confira a seguir alguns deles.

Quais as vantagens de fazer uma pós em área diferente?

Domine as habilidades mais buscadas entre gestores de projetos: conduzir pessoas e entregar resultados.

Gestão de Projetos

1

Independente se a pós-graduação que você está cogitando fazer é na área da sua formação inicial ou não, saiba que esse tipo de investimento, por si só, já é capaz de potencializar significativamente seu acesso a bons empregos e a uma melhor remuneração salarial.

Evolução profissional

2

Muitas pessoas que enfrentam essa realidade optam por fazer uma pós-graduação com o objetivo de aumentar suas chances de conseguir oportunidades de trabalho em outros segmentos, ampliando, assim, seu campo de atuação.

Mudança na carreira

3

Uma consequência quase natural que a realização de uma pós-graduação em área diferente pode te proporcionar é o acesso a profissionais de outros campos. Com isso, você tem a chance de ampliar sua rede de contatos e, quem sabe, até mesmo se deparar com oportunidades únicas de trabalho ou de realização de novos projetos.

Ampliação da sua rede de contatos

O ambiente proporcionado pela pós-graduação (seja ela realizada à distância ou presencialmente) é muito frutífero para a troca de ideias, experiências e conhecimentos entre os participantes do curso. Manter esses contatos pode ser muito benéfico, seja agora ou no futuro.

4

A interseção de diferentes áreas de estudo pode levar a descobertas e aplicações inovadoras. Ao combinar conhecimentos de diferentes campos, você terá a oportunidade de criar conexões únicas e desenvolver soluções integradas para desafios complexos.

Oportunidade de aprofundar conhecimentos

Decidir fazer uma pós-graduação é uma importante etapa na carreira de qualquer profissional que busca aprimorar seus conhecimentos e se destacar em sua área de atuação. No entanto, é fundamental considerar alguns aspectos antes de tomar essa decisão. Confira a seguir quais são eles.

Como escolher a pós-graduação ideal?

Tipos de pós-graduação

Existem duas principais modalidades de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. O curso de pós-graduação lato sensu inclui as especializações e os MBAs, que são focados em uma área específica e têm uma abordagem mais prática.

Você já tentou abraçar o mundo, resolver todos os problemas, centralizar tudo? Então, você provavelmente é um líder-herói.

Kit de ferramentas

Área de estudo

Em seguida, é hora de pensar sobre a decisão que viemos tratando ao longo deste artigo. Você deseja fazer sua pós-graduação na mesma área da sua graduação ou explorar uma área diferente?

Escolha do curso e instituição de ensino

Até aqui, você já decidiu se deseja cursar uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, e se ela será na mesma área da sua graduação ou não. O próximo passo, agora, é escolher qual curso será realizado e onde. Essa nem sempre é uma tarefa simples, principalmente porque existe uma oferta enorme de cursos no mercado brasileiro.

Escolha do curso e instituição de ensino

Avalie a reputação da instituição de ensino, pesquise sobre sua qualidade acadêmica, corpo docente, grade curricular, metodologia e infraestrutura. É interessante também atentar para as avaliações de alunos que já passaram por lá e a percepção dos empregadores a respeito.

Lembre-se de que esse é um investimento de tempo, recursos financeiros e esforço pessoal, portanto, escolha com cuidado e certifique-se de que a pós-graduação contribuirá efetivamente para o seu crescimento profissional.

O Conquer Plus é um programa de desenvolvimento contínuo, com mais de 80 cursos para transformar a sua carreira e acelerar você no mercado de trabalho.

Conquer Plus