Esse conceito se tornou mundialmente conhecido a partir da obra “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman, publicada em 1995. Segundo o autor, esse tipo de inteligência é a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as emoções, tanto as nossas quanto as dos outros.
1. O que é inteligência emocional?
Envolve a habilidade de lidar de forma adequada com as emoções, controlar impulsos, ter empatia e estabelecer relacionamentos saudáveis com as outras pessoas – sejam familiares, amigos, pares românticos ou colegas de trabalho.
No contexto da gestão de pessoas, a inteligência emocional ajuda em vários fatores: Concede clareza para a tomada de decisões, Melhora a capacidade de liderança e Inteligência emocional contribui na mediação de conflitos
2. Quais os benefícios da inteligência emocional?
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A capacidade de compreender e gerenciar as emoções, tanto as próprias quanto as dos outros, permite que os líderes ajam de forma mais efetiva ao enfrentar desafios e dilemas complexos.
Concede clareza para a tomada de decisões
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Nesse sentido, a inteligência emocional também contribui bastante, já que possibilita ter uma compreensão clara de seus pontos fortes e limitações emocionais, para poder agir de maneira mais autêntica e congruente.
Melhora a capacidade de liderança
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A mediação dessas situações envolve lidar com emoções intensas, perspectivas divergentes e tensões interpessoais. Esse tipo de inteligência fornece as habilidades necessárias para entender, abordar e resolver disputas de maneira construtiva.
Inteligência emocional contribui na mediação de conflitos
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Segundo a consultoria TalentSmart, a inteligência emocional impacta 58% do desempenho de qualquer profissional. A partir disso, conclui-se a importância da inteligência emocional se fazer presente não apenas na gestão de pessoas, mas em todos os setores da empresa.
Qual a importância da inteligência emocional para a gestão de pessoas?
A inteligência emocional pode ser desenvolvida e aprimorada sempre que necessário. Com isso, você pode adotar estratégias que vão contribuir para melhorar suas práticas de gestão de pessoas, e ajudar seus colaboradores a seguir pelo mesmo caminho. Conheça algumas dessas estratégias.
Como desenvolver inteligência emocional na gestão de pessoas?
Incentive a comunicação
Esse é justamente um dos principais sinais da ausência de inteligência emocional. Enquanto líder, você precisa ser claro e objetivo com seus funcionários, mesmo que isso possa criar algumas situações desagradáveis.
Ofereça feedbacks
O feedback não deve ser visto como uma oportunidade de chamar a atenção e fazer represálias, e sim de propor um diálogo construtivo, com o objetivo de substituir maus hábitos por práticas mais produtivas.
Utilize habilidades sociais
Ocupando a função de gestor, trabalhar as habilidades sociais envolve fazer com que as equipes adotem suas decisões e sugestões de modo natural, favorecendo a harmonia e a integração entre todos os envolvidos.
Saiba como motivar
Estabelecer metas de maneira estratégica, reconhecer o desempenho da equipe e valorizar as iniciativas e ideias dos funcionários.
Saiba como motivar
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