Storytelling: A Arte de Construir Narrativas de Marca Eficazes

Contar histórias é uma experiência vital: é com elas que criamos identidades. Porém, a construção de narrativas não é só sobre pessoas, mas também marcas e empresas. Isso constitui o storytelling.

Storrytelling?

É ser capaz de prender a atenção do interlocutor por meio de uma narrativa relevante, com começo, meio e fim. Ela gera emoções e cria identificação com a marca.

- Personagens; - Ambientação; - Conflitos; - Mensagens comoventes e inspiradoras.

O storytelling precisa ter:

Como criar?

Storytelling

1

Defina o que considera que deveria ser memorável quanto à sua empresa, aquilo que fará o público se conectar a ela, gerando um aumento de interesse e visibilidade.

Saiba o que você quer transmitir

2

Ainda que você seja capaz de criar uma narrativa comovente, se ela não for expressa da maneira mais adequada para o seu público, não alcançará seu objetivo.

A importância de saber contar a história

Desenvolva estratégias que vão elevar os diferenciais competitivos e potencializar o crescimento do seu negócio.

Gestão Estratégica de Negócios

3

Um dos principais modelos usados na construção de narrativas é o da "jornada do herói", que, em 12 passos, discorre os conflitos vividos pelos protagonistas de diversas sagas.

A jornada do herói

4

Para garantir um bom e elaborado storytelling, use de todas as plataformas multimídia.  Exemplos: posts de blog, campanhas promocionais, vídeos, etc.

Os formatos do storytelling

5

A partir do momento em que o público percebe a sua marca como preocupada e responsável, o vínculo é estabelecido e seus clientes criam uma fidelidade com seus valores.

A humanização da marca

6

Saber o que o consumidor busca na sua empresa é de suma importância na hora de criar o seu storytelling: compreenda suas preocupações e as causas em que acredita.

Conheça seu público e seu produto

Oferecemos cursos como: Comunicação e Oratória, PNL, Negociação e Influência, Inteligência Emocional. Clique no botão abaixo e faça sua inscrição.

Soft Skills