Começar o próprio negócio é o sonho e o objetivo de muitos profissionais. Mas criar uma empresa e, além disso, mantê-la sustentável e apresentando bons resultados é mais complexo do que pode parecer para quem está apenas vendo o empreendedorismo do lado de fora.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 1 em cada 4 empresas fecha antes mesmo de completar 2 anos no mercado. Entre as micro e pequenas empresas, este número é ainda maior.
Os empreendedores que são exceção a essas estatísticas e conseguiram atingir grandes resultados compartilham uma lista de características em comum. E (boa notícia!) várias dessas características podem ser desenvolvidas ao longo do caminho.
Se você já se lançou no desafio de empreender, pode dar check nos dois primeiros itens dessa lista: visão e iniciativa. Mas é preciso muito mais que isso pra fazer o seu negócio decolar e começar a apresentar bons resultados.
Você sabe quais são as características de um bom empreendedor? Será que você tem todas elas? E – mais importante – como desenvolver as que você ainda não tem?
Já prepara o bloco de notas pra ir fazendo a sua lista… e vamos lá!
1. Tem uma visão inovadora
Seja qual for a sua área de atuação, o bom empreendedor é aquela pessoa que está sempre ligada nas mudanças que estão acontecendo com o mundo, com o seu mercado e o seu público.
O bom empreendedor pensa diferente, fora da caixa, busca solucionar problemas de forma inovadora e tem o olho treinado para identificar novas oportunidades.
2. Demonstra iniciativa
Mais que identificar oportunidades, é preciso agir!
Por definição, o empreendedor é aquela pessoa que “se lança à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado, dinâmico”. (Por definição mesmo, nós procuramos no dicionário).
Por isso, uma característica essencial do bom empreendedor é a iniciativa – a vontade e a capacidade de agir e fazer acontecer.
3. É analítico e bem organizado
Fazer acontecer não é sinônimo de fazer as coisas “de qualquer jeito”.
O bom empreendedor tem uma grande capacidade analítica e sempre age de forma planejada. Ele toma decisões baseadas em dados e mantém uma rotina organizada e produtiva.
4. Investe seus recursos de forma consciente
5. Assume riscos
6. É determinado e flexível
É preciso ter muita garra para lidar com a parte “não-tão-glamourosa” de empreender: a burocracia, os erros, as horas intermináveis de trabalho, as noites mal dormidas, as decisões difíceis, o desafio de liderar pessoas…
O bom empreendedor sabe que nem sempre as coisas saem como o planejado, e tem determinação e flexibilidade para mudar os planos sem perder o otimismo – nem perder de vista os seus objetivos.
7. Cria conexões com pessoas
8. Tem a capacidade de inspirar as pessoas
9. É um líder que ensina pelo exemplo
Ao passo que o negócio decola e atinge resultados cada vez melhores, o empreendedor eventualmente se torna uma figura de liderança.
Esse papel de liderança e gestão de pessoas exige muito estudo e preparação. Mais que isso: exige que o empreendedor se torne um multiplicador da cultura e dos valores da empresa – o maior exemplo das atitudes que são esperadas dos seus colaboradores.
Conheça neste texto as 7 razões pelas quais os líderes falham, pra você não repetir nenhuma delas!
10. Nunca para de aprender
Independente dos seus resultados serem positivos ou negativos, o bom empreendedor tem uma mentalidade de aprendizado contínuo. Ele não se cansa de ler, estudar e se atualizar sobre o seu negócio e o seu mercado. Também busca melhorar constantemente as suas habilidades de liderança, gestão de pessoas, produtividade, inteligência emocional etc.
Neste último ponto é que está o “pulo do gato” para desenvolver todas as características que listamos ao longo do texto.
Você quer aprender na prática as habilidades, conteúdos e ferramentas que todo empreendedor precisa dominar para atingir os melhores resultados com a sua empresa?
Clique aqui e conheça o Grow Your Business, um curso feito de empreendedores para empreendedores para acelerar o seu negócio! Nele você irá aprender como fazer um bom planejamento estratégico, inovar com foco no consumidor, criar uma marca forte, liderar e desenvolver pessoas e fazer uma gestão baseada em dados.