9 exemplos de lideranças inspiradoras (e como se tornar uma)

Ao longo da história, muitas figuras ficaram eternizadas por terem a capacidade de inspirar e liderar aqueles ao seu redor. Essas pessoas, com suas ações e inovações, moldaram o mundo […]
27 out, 2023
Reading time 5 minutos de leitura

Ao longo da história, muitas figuras ficaram eternizadas por terem a capacidade de inspirar e liderar aqueles ao seu redor. Essas pessoas, com suas ações e inovações, moldaram o mundo como nós conhecemos hoje.

Mas será que é possível ser como esses líderes inspiradores e deixar um legado importante?

Hoje, você vai conhecer alguns do passado e do presente, e aprender com eles e elas o que desenvolver para ser também uma liderança impactante na sua vida profissional e pessoal.

Quais são as características da liderança inspiradora?

Mesmo tendo histórias diferentes, os líderes inspiradores tem várias características e habilidades em comum. Vamos conhecer as 4 principais?

Visão clara dos objetivos

Um bom líder é aquele que sabe o que quer e planeja como realizar.

Sua ideia de futuro é cristalina e ele consegue não se distrair com obstáculos, além de aprender com as partes difíceis do caminho.

Também é essencial que ele ou ela saiba comunicar claramente essa visão para engajar as pessoas ao seu redor no objetivo e em cada etapa da jornada até ele.

Líderes inspiradores demonstram paixão

Uma pessoa apaixonada pelo que faz motiva outras pessoas a apoiarem e lutarem por suas causas, alinhando um grupo em torno de um objetivo comum. Por isso, demonstrar paixão pelos seus torna sua liderança mais verdadeira, inspiradora e consolidada.

Escuta ativa e empatia

Mais do que saber expressar suas ideias, líderes inspiradores também devem ser ótimos ouvintes. Eles aceitam opiniões divergentes e sugestões para alcançar suas metas.

Dessa forma, criam um ambiente acolhedor, colaborativo e aberto, usando a empatia como ferramenta para entender as pessoas, incluí-las e incentivá-las.

Autenticidade

Outra característica importante da liderança inspiradora é a habilidade de ser verdadeiro(a) consigo mesmo(a), com sua equipe e com seus ideais.

Na prática, esse tipo de líder acredita mesmo naquilo pelo que luta e sempre mantém sua palavra. Isso gera um ambiente rico em confiança, respeito, transparência e integridade, elementos essenciais para o sucesso de qualquer empreitada.

9 lideranças inspiradoras para você se espelhar

Bora conhecer e se inspirar em algumas grandes figuras das páginas dos livros e dos jornais?

1. Mahatma Gandhi

Durante a luta pela independência da Índia, Mahatma Gandhi foi o grande ícone contra a dominação britânica. Ele ficou conhecido por pregar uma desobediência civil não-violenta, liderar diversos protestos e marchas, e ser Presidente do Congresso Indiano.

2. Martin Luther King Jr.

Em um período em que os Estados Unidos viviam uma segregação racial e políticas abertamente racistas, Martin Luther King Jr. foi o líder da luta por direitos civis.

Foi um dos organizadores da Marcha sobre Washington, uma manifestação política de grandes proporções, onde fez o discurso “Eu Tenho um Sonho”. Nele, falou sobre a necessidade de união e harmonia entre negros e brancos.

3. Nelson Mandela

Assim como os Estados Unidos, a África do Sul também viveu um regime de segregação racial – chamado de Apartheid -, mas que terminou em uma guerra civil. Lá, Nelson Mandela foi o grande líder contra essas políticas, passando 27 anos preso e vindo a ser o primeiro Presidente negro do país.

4. Malala Yousafzai

Quando o grupo extremista Talibã tomou conta da região onde ela morava e proibiu meninas de estudarem, Malala virou uma líder na luta pela educação e foi vítima de um atentado.

Desde então, a mais jovem ganhadora de um Prêmio Nobel da Paz é uma voz ativa pelo direito das mulheres, das crianças e do acesso universal a um ensino inclusivo e de qualidade.

5. Steve Jobs

O cofundador da Apple é conhecido por ter sido um líder inovador, que revolucionou a indústria da tecnologia. Sua grande preocupação com funcionalidade, simplicidade e estética dos seus produtos fazem dele, até hoje, uma das lideranças mais respeitadas e admiradas do mundo.

6. Jeff Bezos

O fundador da Amazon levou a empresa de apenas um site de venda de livros online para uma gigante de e-commerce global, sendo admirado pela sua estratégia e foco na experiência do cliente.

Além disso, ele também passou a explorar outros ramos, como os streamings, a exploração espacial (com sua empresa Blue Origin) e até mesmo o jornalismo, ao comprar o jornal The Washington Post.

7. Indra Nooyi

Tendo sido CEO da PepsiCo durante 12 anos, Nooyi já esteve na posição de 2ª mulher mais poderosa do mundo, de acordo com a Forbes, em 2015 e 2017. Ela é admirada por sua preocupação com sustentabilidade e por seu compromisso em tornar os produtos da empresa mais saudáveis.

8. Reed Hastings

O cofundador da Netflix transformou um pequeno serviço de aluguel de DVDs pelo correio em uma gigante do streaming. Apesar de não saber como o público reagiria, ele desafiou o status quo e o sucesso da empresa se tornou parte do nosso dia a dia.

9. Howard Schultz

Como CEO da Starbucks, Schultz fez da empresa uma das marcas de café mais populares do mundo. Além disso, o mundo dos negócios o elogia por sua preocupação com um ambiente de trabalho inclusivo, diverso e responsável.

O que podemos aprender com esses líderes inspiradores?

Ser uma liderança inspiradora é muito mais do que realizar grandes feitos. É chegar lá com responsabilidade, visão, empatia e resiliência, buscando ser um exemplo.

Além disso, uma liderança eficaz sabe que não é perfeito(a), sem defeitos. Mas sim, está em constante processo de evolução e aprendizagem!

Por isso, adotar esse mindset e desenvolver as características e habilidades comuns a esses grandes nomes é o melhor caminho para ser essa liderança forte, que trilha um caminho de sucesso. Para te ajudar nessa missão, confira o pulo do gato a seguir!

Conheça Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas

Inspire seu time e gere resultados. Conquiste resultados extraordinários, admiração do seu time e respeito dos seus pares com uma única habilidade: liderança!

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Liderança