Já parou pra pensar em como ler livros sobre liderança pode contribuir para a sua performance como líder?
Liderar é uma tarefa desafiadora e a liderança é uma das habilidades que pode garantir o seu destaque como profissional. Por isso, assumir um cargo como esse requer dedicação.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, duas habilidades essenciais desempenhadas por uma boa liderança (Gestão de Pessoas e Coordenação) estão entre as competências essenciais para qualquer profissional que deseja se destacar no mercado.
Além disso, se manter atualizado é essencial para liderar uma equipe. Não só para saber guiar o barco para o destino, mas também para lapidar as suas capacidades como navegador.
Ainda não se convenceu da importância de desenvolver a sua liderança? Então dá uma olhada nessa lista com algumas das capacitações de profissionais que estão constantemente buscando formas de evoluir como líder:
- Criação de uma cultura empresarial que inspira, motiva e retém bons profissionais.
- Melhores estratégias para o desenvolvimento de pessoas.
- Habilidades para dar e receber feedbacks.
- Pensamento estratégico para delegar tarefas.
- Desenvolvimento de times de alto desempenho.
- Capacidade de contratar e demitir pessoas de forma rápida, correta e inteligente.
- Liderar diferentes gerações e perfis de profissionais.
- Ser um líder exponencial e preparado para as novas dinâmicas do mercado.
Então, para estar em constante evolução, agregando valor para si mesmo e a sua equipe, a leitura se torna fundamental. Afinal, aprender com a própria experiência é ótimo, mas aprender com a experiência do outro e saber aquilo que funciona ou não, é se colocar um passo à frente.
Por isso, confira 10 livros sobre liderança para te ajudar a aumentar seus resultados e desenvolver times de alto desempenho.
1) Um novo jeito de trabalhar – Laszlo Bock
Neste livro, Laszlo Bock, ex-vice-presidente sênior de Operações de Pessoas do Google, explora maneiras inovadoras de abordar o trabalho e a gestão de pessoas.
Ele compartilha insights sobre como criar ambientes de trabalho mais eficazes e inclusivos, destacando a importância da cultura organizacional e da transparência para alcançar o sucesso.
2) Liderança – A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso
Escrito por Daniel Goleman, grande autor na área de inteligência emocional, o livro examina a importância das habilidades emocionais na liderança eficaz.
Goleman argumenta que líderes de sucesso não apenas possuem habilidades técnicas, mas também competências emocionais como empatia, autoconhecimento e habilidades interpessoais, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento de equipes de alto desempenho.
3) O Efeito Gatilho – Marshall Goldsmith
Marshall Goldsmith, um dos principais coaches executivos do mundo, explora como pequenas mudanças de comportamento podem levar a grandes melhorias na liderança e no desempenho.
Ele enfatiza, por exemplo, a importância do feedback e da autorresponsabilidade na busca pelo aprimoramento pessoal e profissional.
4) Comece pelo porquê – Simon Sinek
Qual o diferencial de uma pessoa admirada pelas demais? O que faz com que algumas organizações sejam mais lucrativas e fidelizem o seu público melhor do que outras? Simon Sinek acredita que o fator decisivo é o propósito.
Definir o porquê é uma forma de garantir que seu trabalho vai inspirar verdadeiramente e atingir as pessoas certas. “Comece pelo porquê” explica como grandes líderes pensam, agem e se comunicam para garantir uma liderança bem sucedida.
Para ter uma ideia do que se trata o livro, esse é o tema de um dos TED Talks mais populares do mundo. Simon Sinek apresenta o Golden Circle, um modelo simples, mas poderoso para exercer uma liderança inspiradora.
5) A Essência do Líder – Warren Bennis
Muito se fala sobre “ser um bom líder”, mas o que é realmente desempenhar uma boa liderança? Warren Bennis afirma que líderes não nascem líderes, eles são feitos. Por isso, entrevistou vários gestores de destaque em suas áreas para buscar uma resposta sobre o que forma um bom líder.
“A Essência do Líder” oferece um verdadeiro guia com insights que definem as qualidades necessárias para uma boa liderança.
6) Ágeis e Inovadoras – Adam Bryant
Em “Ágeis e Inovadoras”, Adam Bryant, ex-colunista do The New York Times, analisa as características das organizações ágeis e inovadoras, destacando lições de líderes de várias empresas globais.
Ele explora como essas empresas se adaptam rapidamente às mudanças do mercado, promovendo a inovação e o crescimento sustentável.
7) Os 5 desafios das equipes – Patrick Lencioni
Com um destaque para o storytelling, Patrick Lencioni explica como algumas equipes dão certo e outras não. “Os 5 desafios das equipes” é uma fábula envolvente e realista com instruções claras sobre como superar os obstáculos do trabalho em grupo.
O autor ainda inclui um rápido questionário para avaliar sua própria equipe e identificar o melhor caminho para alcançar grandes resultados.
Esse livro foi também uma indicação do Vitor Torres, CEO e fundador da Contabilizei, quando realizamos a Liderança Week em 2019. E olha que não foi a primeira vez que o Vitor recomendou esse livro, então sem dúvidas é uma leitura para incluir na sua to-do list!
8) O Que Precisamos Saber Sobre Liderança? – James M. Kouzes e Barry Z. Posner
Kouzes e Posner são grandes referências na área de liderança e, neste livro, eles apresentam uma visão abrangente das práticas de liderança.
Em “O Que Precisamos Saber Sobre Liderança?”, eles identificam cinco práticas fundamentais de liderança e oferecem insights práticos sobre como desenvolver essas habilidades para se tornar um líder mais eficaz.
9) Preciso Saber Se Estou Indo Bem! – Richard L. Williams
Um dos fatores mais importantes de uma boa liderança é o feedback, a avaliação sobre o desempenho da sua equipe. Assim, as pessoas conseguem saber se estão no caminho certo e quais são os pontos de melhora dali para frente. “Preciso Saber Se Estou Indo Bem!” é uma história simples, baseada em pessoas reais e repleta de estratégias de fácil implementação.
Os autores apresentam os quatro tipos de feedback – positivo, corretivo, ofensivo e insignificante –, ensinando, assim, quando usar os dois primeiros e como evitar os outros.
E, se você quer desenvolver as suas habilidades na hora de dar feedbacks, dá uma olhada nesse vídeo da Conquer com 4 dicas simples para elevar o nível dos seus feedbacks:
10) As 4 Disciplinas da Execução – Sean Covey, Chris McChesney, Jim Huling e Bill Moraes
Liderar uma equipe é um processo de aprendizado constante. Por isso, é essencial estar sempre se comunicando com a sua equipe. Assim, você conseguirá saber quais processos estão ou não funcionando e o que as outras pessoas estão achando do seu desempenho como líder.
Ao pensar em liderança, é importante garantir o alinhamento de expectativas, flexibilidade e comunicação. Além disso, ao pensar em práticas e processos estratégicos, nunca se esqueça que: ser um líder é, antes de tudo, trabalhar com pessoas.
Precisa de um treinamento de liderança para a sua empresa?
Se você quer saber como vencer os principais desafios da liderança, conheça o treinamento de Liderança da Conquer In Company!
Você vai aprender com um time de profissionais de referência no mercado a potencializar as habilidades de liderança da sua equipe e se preparar para o desafio de liderar na era exponencial.