5 elementos de uma estratégia de upskilling de sucesso

É oficial: até 2030, poderão faltar até 18 milhões de trabalhadores qualificados no Brasil.  De olho na longevidade, competitividade e impactos da transformação digital, as empresas estão superando esse desafio […]
17 jul, 2023
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É oficial: até 2030, poderão faltar até 18 milhões de trabalhadores qualificados no Brasil. 

De olho na longevidade, competitividade e impactos da transformação digital, as empresas estão superando esse desafio com estratégias de upskilling — o aprofundamento e atualização estruturada das habilidades dos seus times. 

E hoje, você vai descobrir quais elementos definem a qualidade de uma estratégia de upskilling e como trazê-los para a sua empresa.

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1. Alinhamento com o negócio

Atingir os objetivos estratégicos do negócio é a grande prioridade dos executivos e lideranças. E um bom programa de upskilling também compartilha desse foco.

Para ter consciência dessas prioridades, precisamos estudar o planejamento da empresa e mapear qual conhecimento as equipes precisarão para cumpri-lo — trabalhando de trás para frente. 

  • Se a empresa quer se expandir para outro país da América Latina, desenvolver o espanhol nos times deve estar no planejamento de T&D. 
  • Se a empresa quer aumentar o reconhecimento da sua marca, as habilidades dos time de marketing devem continuar atuais e afiadas.

O próprio negócio também manifesta sinais de que algumas de suas questões podem ser resolvidas com upskilling. E você deve estar atento a eles:

Situações que provocam o upskilling nas empresas

Aqui vale um parênteses: mesmo sob a ótica do RH, nem todos os problemas do negócio serão resolvidos pelo upskilling. 

Você vai precisar de ferramentas diferentes para desafios diferentes — como recrutamento, reskilling, terceirização e automatização. Ter esse discernimento só reforça a sua visão estratégica e conexão com o negócio. 

E falando em conexão com o negócio, como conquistar apoio para as ideias de desenvolvimento como o upskilling?

Se você quer entregar impacto, comece por ele

Um C-level precisa ver o upskilling como ele é: um investimento que ajudará a empresa a se manter relevante e gerar resultados. 

Ajude-o a ter essa visão com uma apresentação impactante, que aponte a seriedade e estrutura do programa. Considere 3 eixos importantes do upskilling para nortear essa entrega:

  • Urgência: mostrando o que acontece com negócios que não aprofundam as competências dos times. 
  • Planejamento: detalhando o ponto de partida e de chegada do programa de upskilling, possíveis estratégias, indicadores, custos e processos. 
  • Foco: priorizando cargos que serão mais afetados por mudanças ou os que mais aproximam o negócio de suas metas.

2. Equilíbrio de interesses

Embora os resultados de negócio sejam o norte do upskilling, cada parte envolvida no programa tem seus próprios interesses.

A diretoria quer ver o ponteiro do negócio se mexer. O colaborador quer uma experiência prazerosa, rápida e que o ajude a avançar na carreira. O líder quer saber como o upskilling vai afetar a rotina do time.

E nós, RHs, queremos ser mais estratégicos e mostrar nossa importância para o desenvolvimento do negócio. 

Como os guardiões do upskilling, geralmente cabe a nós conciliar todas essas vontades, já que o equilíbrio entre elas é fundamental para atingir os objetivos mencionados.

Com interesses, vem responsabilidades

Uma coisa deve estar clara: upskilling não se trata só de querer, mas também de dever. 

Todos devem conhecer suas responsabilidades e também as dos outros, criando a accountability necessária a todo projeto com vários interesses:

O papel de cada área em um projeto de upskilling

Comunicados os deveres, também é preciso acompanhá-los. Escolha embaixadores de cada grupo para participarem de momentos rápidos de alinhamento.

3. Transparência e visibilidade

Um bom programa de upskilling é comunicado com frequência e eficiência, tanto para dentro quanto para fora da empresa.

Dentro da empresa, ele precisa ser transparente, deixando claro:

  • Por que está acontecendo
  • Quais são suas possíveis implicações na carreira do colaborador
  • Como e onde tirar dúvidas sobre ele 
  • Qual é o conteúdo e como será disponibilizado
  • Quando começa e quando termina
  • E qualquer outro ponto que gere dúvidas 

Além dessa parte estrutural, o impacto do upskilling também precisa ser bem-comunicado para cumprir três grandes missões:

1. Justificar o investimento:

A alta liderança precisa saber se ele está gerando retorno. 

2. Angariar apoio e adesão:

A visibilidade dos benefícios ajuda a trazer mais participantes e o apoio de mais stakeholders, como outras lideranças.

3. Viabilizar os próximos:

Com todos sabendo do potencial de um programa de upskilling, será mais fácil viabilizar outras iniciativas. E essa continuidade é essencial para criar uma cultura de aprendizagem. 

Mas não espere o fim do programa para falar de resultados. Mantenha-o vivo comunicando o avanço das pessoas nas trilhas e esteja perto das lideranças para conhecer seus efeitos nas métricas de negócio e na cultura. 

Além desse trabalho interno, falar sobre o programa de upskilling para além das paredes da empresa ajuda a fortalecer sua marca empregadora. 

Os programas de upskilling da Amazon, por exemplo, são comunicados para o público de forma simples, mas eficaz — possuem uma página dedicada no site da empresa, aparecem em suas redes sociais e têm seus resultados publicados

Já outras empresas investem um pouco mais — a PwC, por sua vez, fez um mini-documentário sobre suas iniciativas. 

Seja qual for a sua estratégia, isso ajuda o negócio a comunicar sua preocupação em manter os colaboradores atuais e futuros participando da nova economia. 

4. Colaborador no centro

Você pode ter montado o programa de desenvolvimento perfeito — trilhas assertivas, conteúdo incrível e C-levels dando apoio total ao projeto.

Mas sem a confiança e o engajamento de quem será capacitado, é bem mais difícil atingir os objetivos de aprendizado, e, consequentemente, de negócio.

Afinal, vale lembrar que uma carreira é apoiada pela liderança e facilitada pela empresa, mas pertence ao colaborador.

Ou seja, um bom upskilling é cocriado com ele ou ela. E é alimentado com conversas sobre carreira, sonhos e objetivos da força de trabalho. 

Essa é justamente uma das premissas do programa Connected Learning da Accenture, que investiu quase 1 bilhão de dólares no upskilling e reskilling dos seus times: 

Frase do diretor de RH da Accenture sobre upskilling

Mas você não precisa de um investimento na casa dos dez dígitos para criar essa realidade na sua empresa. Veja algumas ações simples para transformar o colaborador em protagonista do aprendizado:

  • Escute o que ele quer para o seu futuro pessoal e profissional. Este feedback ajuda você a escolher o conteúdo, formato, duração e participantes das iniciativas de upskilling, conectando objetivos da empresa e objetivos do colaborador. Além de enriquecer a experiência e contribuir com a retenção do profissional. 

  • Verifique com a liderança se o conteúdo oferecido de fato ajuda a resolver desafios reais do time, e está de acordo com seu nível médio de senioridade. Isso demonstra um cuidado extra com o colaborador. 

  • Dê opções para que cada pessoa escolha como quer aprender. Uma única aula, por exemplo, pode estar disponível em formato de vídeo, áudio e transcrição, acomodando as preferências.

  • Muito do aprendizado corporativo acontece de forma social e informal, com um colaborador ensinando o outro. Inclua esse elemento social na jornada de upskilling também, dando oportunidades para que as pessoas troquem ideias, feedbacks e se motivem. 

  • Isso pode ser feito através de chats, fóruns e grupos, e tem um efeito significativo no aprendizado. Ao incluir momentos de interação social, a Harvard Business School aumentou a taxa de conclusão de seus cursos online em 85%. 

  • Todo protagonista também tem grandes responsabilidades. Demonstre a seriedade do programa de upskilling com um acordo por escrito com o colaborador, detalhando toda a jornada e o que é esperado dele durante o período. 

5. Estrutura e processos confiáveis

O programa de upskilling precisa passar segurança para quem aprende e credibilidade para quem o apoia. Para quem olha de fora, ele precisa ter tanto aparência quanto estrutura de um programa sério. 

Na prática, isso significa criar uma iniciativa que:

  • Tenha todas as suas engrenagens e processos documentados
  • Consiga responder e antecipar as dúvidas e inseguranças dos seus stakeholders 
  • Seja possível de acompanhar e de medir o impacto

A seguir, você confere algumas perguntas, separadas por esferas, cujas respostas um bom programa de upskilling precisa ter na ponta da língua.

Negócio

  • Quais são os custos do programa? 
  • Como ele se encaixa no planejamento estratégico?
  • Existe uma forma de se tornar autossustentável?
  • Quais são os resultados esperados?

Ambiente 

  • O aprendizado será presencial, online, ou híbrido?
  • De quais tecnologias ou plataformas precisaremos?
  • O ambiente é agradável e facilita o aprendizado?

Conteúdo

  • Quanto tempo dura o programa? 
  • Quem são os professores?
  • Quais serão os formatos de conteúdo?
  • O que será ensinado em cada etapa?
  • Quais serão os materiais de apoio?
  • Como serão os momentos de prática e interação? 
  • Está próximo da realidade da empresa?

Participantes

  • Quais times devem passar primeiro pelo upskilling?
  • No geral, quais são seus estilos preferidos de aprendizagem?
  • Quais são os objetivos pessoais e profissionais deles?
  • Como enxergamos seu futuro na empresa?

Cerimônias

  • Quando acontece o kick-off e o fechamento?
  • Quais serão os checkpoints ao longo do caminho?
  • Precisaremos de outras reuniões ao longo do programa?

Avaliação

Como os impactos do programa serão mensurados? Uma alternativa é usar o modelo Philips de avaliação de atividades de treinamento, que propõe uma leitura em 5 níveis:

Modelo Phillips de avaliação de treinamento

Ao invés de criar toda essa estrutura sozinho(a), você pode buscar parceiros para facilitar o trabalho.

Aqui na Conquer In Company, temos uma solução essencial para montar um programa de upskilling que gera resultados e credibilidade: o Conquer Plus para Empresas, plataforma que une educação corporativa e gestão da aprendizagem. 

Com dashboards inteligentes e intuitivos, você acompanha de perto o desenvolvimento das equipes, enquanto elas adquirem as habilidades mais valiosas do mercado através de trilhas personalizadas. São mais de 100 cursos e centenas de horas de conteúdo atual e aplicável.

Conquer Plus para Empresas

Um problema complexo

Se o upskilling parece uma solução complexa, é porque ele procura resolver um problema complexo — preparar o negócio e seus colaboradores para um futuro cada vez mais imprevisível. 

Mas, com persistência e organização, ele é capaz de dar frutos. 

Falando em frutos, quero deixar você com uma fala de Sonia Malik, líder de desenvolvimento de colaboradores na IBM, e que resume o objetivo a longo prazo do upskilling. 

Frase de Sonia Malik sobre upskilling

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