Treinamento in company está na lista de prioridades da sua empresa?
Segundo a Gartner, 70% dos funcionários relatam que não dominam as habilidades que precisam para seus empregos. Para conquistar uma equipe segura e de alta performance, vamos descobrir o que é um treinamento in company e como escolher o ideal para suas equipes.
- O que é treinamento in company?
- Quanto custa treinamento in company?
- Como fazer um treinamento corporativo?
- Mão na massa: checklist de implementação
O que é treinamento in company?
Treinamentos in company são capacitações oferecidas por empresas a seus colaboradores, com objetivo de capacitar a equipe em assuntos técnicos (análise de dados, programação, marketing) ou comportamentais (comunicação, liderança, inteligência emocional).
O processo de implementação de um treinamento corporativo é construído em várias etapas.
Primeiro, é preciso mapear as habilidades a serem desenvolvidas de cada equipe ou colaborador. Essa é uma etapa crítica para o sucesso do treinamento. Somente a partir dela é possível avançar para a escolha, implementação e mensuração de resultados.
Os treinamentos podem atingir todos os níveis da empresa, do operacional ao gerencial. Empresas que investem em educação executiva, por exemplo, percebem aumento no seu desempenho financeiro. Mas, para atingir este retorno, é preciso que o investimento seja consistente e contínuo.
No Brasil, 0,63% do faturamento das companhias é destinado a programas de capacitação. No gráfico abaixo, observe o comparativo entre o investimento brasileiro e americano.
O modelo flexível de trabalho e o aumento da competição por talentos acelerou o investimento em capacitação de funcionários. Um programa de capacitação bem estruturado pode ser um diferencial competitivo na hora de um talento escolher entre duas empresas.
Quanto custa um treinamento in company
Realizar treinamentos corporativos envolve investimento. Seja com a contratação de um fornecedor, ou executando com equipe interna, o investimento financeiro e de tempo dedicado ao planejamento e execução deve ser contabilizado para análise de resultados.
O valor a ser investido irá variar de acordo com o tema, formato de conteúdo, horas de treinamento, modelo (in, on ou out company) e quantidade de pessoas treinadas. Caso opte por fechar parceria com terceiros, lembre-se de buscar por empresas com métodos inovadores que possuam boas referências no mercado.
Para um processo mais ágil e assertivo, uma boa prática é ter um orçamento, semestral ou anual, já definido junto à direção da empresa. Assim, você tem mais liberdade para buscar por fornecedores de acordo com seu orçamento, ou realizar a capacitação internamente sem fugir do budget definido.
Lembre-se de registrar todo o investimento realizado, seja com contratação de terceiros, compra de licenças de software, ou materiais de escritório, pois assim você terá os dados necessários para calcular o ROI e comprovar a eficácia de suas iniciativas de T&D.
Como fazer um treinamento corporativo?
Na primeira etapa, está um dos grandes erros cometidos na implementação de um treinamento in company – a falta de clareza sobre necessidade e objetivos.
As empresas que pulam esse passo dificilmente irão perceber resultados satisfatórios. Focar em tendências, e não em necessidades reais, é um erro comum que deve ser evitado. Analisar as demandas de desenvolvimento de equipes, mapear quem deve ser treinado e qual tipo de treinamento a ser aplicado é o que guiará todo o planejamento.
A análise de necessidades pode ocorrer por dois caminhos: no primeiro, o líder identifica um ponto de melhoria no seu time, e aciona o RH para viabilizar o treinamento. Já no segundo, o próprio RH conduz pesquisas e análise de performance, identificando quais são os pontos de melhoria da equipe, ou quais pontos devem ser desenvolvidos para acompanhar a estratégia do negócio.
Por exemplo, em uma empresa que traçou como objetivo estratégico a digitalização de todos seus processos, um treinamento sobre transformação digital pode fazer sentido.
Exemplos de treinamentos in company
Os assuntos e formatos são diversos, e variam conforme a necessidade de cada negócio. Alguns exemplos são:
Para ajudar a mapear quais habilidades precisam de mais atenção na equipe, você pode utilizar a ferramenta de Check Up de Soft Skills da Conquer. Com os resultados obtidos, ficará mais simples avançarmos às próximas etapas.
Qual o treinamento ideal para minha empresa?
Após identificar a necessidade, e quais são os temas que merecem atenção, chegou a hora de definir como o treinamento acontecerá, e quem será o responsável por ele.
Um dos pontos que deve ser considerado na hora de escolher um treinamento, é a modalidade que ele ocorrerá. Ele pode acontecer, principalmente, de três formas:
- In Company = ocorre no ambiente da empresa.
- On Company = ocorre de forma remota (online).
- Out Company = ocorre fora da empresa, e o ambiente pode fazer parte da capacitação. Por exemplo, realizar um treinamento de teambuilding em um parque de aventura.
O mais importante, nesse ponto, é entender o perfil das pessoas que participarão do treinamento, e os resultados esperados.
Se toda sua equipe está trabalhando de forma remota, faz sentido levá-la para o presencial para realizar o treinamento? Caso o objetivo da capacitação seja interação e conexão entre pessoas, a resposta é sim. Mas, se o treinamento é sobre produtividade, o formato presencial pode não influenciar tanto e representar um custo maior.
Como engajar a equipe no treinamento corporativo
O treinamento corporativo deve ser um processo cíclico, ou seja, embora os colaboradores apresentem excelentes resultados após uma capacitação, eles tendem a diminuir com o passar do tempo. Por isso, deve haver um planejamento a longo prazo, como uma jornada de aprendizagem.
Como em todo o processo, alguns obstáculos podem dificultar a implementação de cursos in company.. A pesquisa abaixo mostra as principais dificuldades na implementação de treinamentos online:
Nesses casos, é importante buscar alternativas e parcerias que possam ajudar a encontrar a melhor saída. Empresas especializadas em treinamentos in company possuem alternativas para cada um dos itens apontados, trazendo segurança para o processo.
Outro fator essencial é manter o engajamento da equipe para que o funcionário compreenda e internalize o conhecimento. As ferramentas tecnológicas, como plataformas e aplicativos, proporcionam uma boa experiência ao usuário, e colaboram no engajamento. Mas, isoladas não são suficientes.
É preciso aliar a processo de feedback e ferramentas de interação e avaliação. A cultura da empresa também deve incentivar a aprendizagem. Quanto mais o colaborador perceber nos processos de treinamento a oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal, mais conectado às ações ele ficará.
Mão na massa: checklist de implementação
Agora que compreendemos todas as etapas para realização de um curso in company, é hora de colocar a mão na massa. O checklist abaixo é um resumo prático de tudo que vimos até aqui. Com ele, acompanhe a evolução em cada etapa no seu planejamento, sem deixar alguma para trás.
Clique aqui e salve o cheklist!