10 características de um bom empreendedor – Será que você tem alguma delas?

Começar o próprio negócio é o sonho e o objetivo de muitos profissionais.

Mas criar uma empresa e, além disso, mantê-la sustentável e apresentando bons resultados é mais complexo do que pode parecer para quem está apenas vendo o empreendedorismo do lado de fora.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 1 em cada 4 empresas fecha antes mesmo de completar 2 anos no mercado. Entre as micro e pequenas empresas, este número é ainda maior.

Os empreendedores que são exceção a essas estatísticas e conseguiram atingir grandes resultados compartilham uma lista de características em comum.

E (boa notícia!) várias dessas características podem ser desenvolvidas ao longo do caminho.

Se você já se lançou no desafio de empreender, pode dar check nos dois primeiros itens dessa lista: visão e iniciativa.

Mas é preciso muito mais que isso pra fazer o seu negócio decolar e começar a apresentar bons resultados.

Você sabe quais são as características de um bom empreendedor? Será que você tem todas elas?

E – mais importante – como desenvolver as que você ainda não tem?

Já prepara o bloco de notas pra ir fazendo a sua lista… e vamos lá!

1. Tem uma visão inovadora

Seja qual for a sua área de atuação, o bom empreendedor é aquela pessoa que está sempre ligada nas mudanças que estão acontecendo com o mundo, com o seu mercado e o seu público. 

O bom empreendedor pensa diferente, fora da caixa, busca solucionar problemas de forma inovadora e tem o olho treinado para identificar novas oportunidades.

2. Demonstra iniciativa

Mais que identificar oportunidades, é preciso agir! 

Por definição, o empreendedor é aquela pessoa que “se lança à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado, dinâmico”. (Por definição mesmo, nós procuramos no dicionário).  

Por isso, uma característica essencial do bom empreendedor é a iniciativa – a vontade e a capacidade de agir e fazer acontecer.

3. É analítico(a) e bem organizado(a)

Fazer acontecer não é sinônimo de fazer as coisas “de qualquer jeito”. 

O bom empreendedor tem uma grande capacidade analítica e sempre age de forma planejada.

Ele toma decisões baseadas em dados e mantém uma rotina organizada e produtiva.

4. Investe seus recursos de forma consciente

Um bom empreendedor sabe que cada real investido precisa ter um propósito claro. Isso vale tanto para o dinheiro quanto para o tempo e a energia dedicados ao negócio.

Investir de forma consciente é analisar riscos, calcular retornos e evitar decisões impulsivas.

É entender que crescer com consistência é melhor do que tentar dar passos maiores que as pernas

5. Assume riscos

Empreender, por natureza, envolve riscos, e o bom empreendedor não foge disso. Pelo contrário, ele entende que o risco faz parte do processo de inovação e crescimento.

Mas atenção: assumir riscos não é o mesmo que agir por impulso.

É calcular cenários, se preparar para possíveis erros e ter coragem para tomar decisões mesmo diante das incertezas.

6. É determinado(a) e flexível

É preciso ter muita garra para lidar com a parte “não-tão-glamourosa” de empreender: a burocracia, os erros, as horas intermináveis de trabalho, as noites mal dormidas, as decisões difíceis, o desafio de liderar pessoas… 

O bom empreendedor sabe que nem sempre as coisas saem como o planejado, e tem determinação e flexibilidade para mudar os planos sem perder o otimismo – nem perder de vista os seus objetivos.

7. Cria conexões com pessoas

Nenhum negócio cresce sozinho.

O bom empreendedor entende o valor do networking e está sempre buscando se conectar com outras pessoas, sejam clientes, parceiros, mentores ou até concorrentes.

Construir boas relações abre portas, gera oportunidades e fortalece a reputação da empresa no mercado.

8. Tem a capacidade de inspirar as pessoas

Mais do que dar ordens ou cobrar resultados, o bom empreendedor inspira.

Ele tem uma visão clara, fala com propósito e age com paixão, e isso motiva quem está ao redor a dar o seu melhor.

Inspirar é mostrar que é possível, mesmo diante dos desafios, e fazer com que as pessoas se sintam parte de algo maior.

9. É um líder que ensina pelo exemplo

Ao passo que o negócio decola e atinge resultados cada vez melhores, o empreendedor eventualmente se torna uma figura de liderança. 

Esse papel de liderança e gestão de pessoas exige muito estudo e preparação.

Mais que isso: exige que o empreendedor se torne um multiplicador da cultura e dos valores da empresa – o maior exemplo das atitudes que são esperadas dos seus colaboradores.

10. Nunca para de aprender

Independente dos seus resultados serem positivos ou negativos, o bom empreendedor tem uma mentalidade de aprendizado contínuo.

Ele não se cansa de ler, estudar e se atualizar sobre o seu negócio e o seu mercado.

Também busca melhorar constantemente as suas habilidades de liderança, gestão de pessoas, produtividade, inteligência emocional etc.

Empreender é uma jornada desafiadora, mas cheia de possibilidades para quem está disposto a crescer e evoluir constantemente.

Se você já começou essa caminhada, está no caminho certo. Agora, o segredo está em se preparar cada vez mais para os próximos passos.

Continue investindo em você, buscando conhecimento e se fortalecendo como líder.

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Angela Bicalho

Escrito por

Publicitária de formação pela ESPM, Angela adora criar conexões reais entre marcas e pessoas. Com atuação na área de experiência do cliente (sim, isso é importante!) e um foco afiado em marketing e branding, ela lidera projetos e equipes combinando análise precisa com uma boa dose de criatividade para resolver problemas. Estratégica e mão na massa, transforma desafios em oportunidades que fazem a diferença.

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