Como a pós-graduação pode auxiliar em seu crescimento profissional?

A procura por cursos de pós-graduação cresceu muito nos últimos anos, reflexo de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e que exige cada vez mais preparação profissional do […]
13 jun, 2023
Reading time 9 minutos de leitura

A procura por cursos de pós-graduação cresceu muito nos últimos anos, reflexo de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e que exige cada vez mais preparação profissional do candidato que almeja melhores posições.

Como consequência dessa alta procura, os profissionais que investem em qualificação acabam sendo mais reconhecidos e melhor remunerados.

Segundo um estudo realizado pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) em 2022, os profissionais especializados têm remuneração 150% a 255% superior em relação aos que possuem apenas a graduação no currículo.

Sendo assim, contar com uma pós-graduação pode trazer vantagens na procura de novas oportunidades de emprego e permanência no mercado de trabalho. Mais do que o certificado, o que vale realmente é como o conhecimento será aplicado a favor da carreira. 

Confira a seguir como a pós-graduação pode influenciar no seu crescimento profissional e como escolher o melhor curso segundo os seus objetivos. 

Quais são os tipos de pós-graduação? 

A pós-graduação é uma formação de ensino superior que só pode ser realizada por pessoas que já contam com um diploma de graduação, seja como bacharel, licenciado ou tecnólogo.

Apesar de não ser uma obrigatoriedade, cursar uma pós-graduação certamente confere mais credibilidade e autoridade ao seu currículo.

É na pós-graduação que o profissional tem a oportunidade de se especializar. Há diversas opções, que se dividem basicamente em duas categorias principais: os cursos stricto sensu e os cursos lato sensu.  

A pós-graduação stricto sensu corresponde aos programas de mestrado e doutorado, ou seja, cursos que são especificamente voltados para a realização de pesquisas e desenvolvimento da vida acadêmica. São a escolha ideal para quem deseja se dedicar à produção cientifica e dar aulas em faculdades.

O tempo de duração desses cursos costuma ser de 2 a 5 anos, durante os quais o aluno elabora uma tese, que, ao final do curso, é apresentada perante uma banca examinadora composta de professores e demais profissionais da área.

Ao ser aprovado pela banca, o aluno se torna mestre ou doutor e recebe um diploma com essa titulação. O doutorado só pode ser cursado após o aluno ter recebido o título de mestre. 

Já a pós-graduação do tipo lato sensu corresponde aos cursos de especialização, MBA (Master Business Administration) e residência. Essa categoria envolve, portanto, cursos mais objetivos, práticos e voltados para a atuação no mercado de trabalho.

O tempo de duração desses cursos varia entre 6 meses a 2 anos, com a entrega de um certificado após sua conclusão.

Continue a leitura para descobrir de que maneira, exatamente, a pós-graduação pode auxiliar no seu crescimento profissional.

Por que vale a pena investir em uma pós-graduação para o crescimento profissional?

É fato que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e o diploma de graduação por si só deixou de ser um diferencial para se tornar um pré-requisito. Nesse contexto, quanto mais você investir em capacitação, mais chances terá de conquistar uma boa colocação profissional.

Confira a seguir os motivos que fazem valer a pena investir em um curso de pós-graduação.

Possibilita a capacitação e o crescimento profissional

Levando em conta a competitividade do mercado de trabalho, é preciso buscar formas de se destacar na sua área de atuação. Por isso, a capacitação profissional é, sem dúvidas, uma das principais motivações de quem procura um curso de pós-graduação, principalmente na categoria lato sensu. 

Com uma pós, você se destaca e ganha uma vantagem competitiva na área que atua, pois as empresas geralmente consideram que os profissionais mais capacitados são aqueles que possuem uma especialização. 

Quem procura uma pós-graduação, opta por ingressar na jornada do aprendizado continuo.

Cursar a pós-graduação pode levar alguns meses ou anos, e os benefícios que serão colhidos a longo prazo certamente farão esse esforço e investimento valer a pena.

Oferece melhores oportunidades de emprego

Quanto mais capacitado é um profissional, melhores serão as possibilidades de emprego às quais ele terá acesso, já que a pós-graduação oferece conhecimentos muito úteis e valorizados pelo mercado de trabalho. 

Sendo assim, investir em uma pós pode abrir portas para novas oportunidades de crescimento profissional. Até mesmo porque é uma forma de mostrar aos contratantes que você está disposto a se manter atualizado, o que pode ser determinante para conseguir aquela vaga que tanto deseja.

Entre os principais benefícios de fazer uma pós-graduação está o aumento salarial que esse tipo de investimento pode gerar a longo prazo.

Estimativas apontam que profissionais que possuem uma especialização chegam a ganhar 57% mais que aqueles que não possuem essa formação em seu currículo.

Amplia as possibilidades de networking

Outra vantagem interessante que a pós-graduação oferece é a criação de uma rede de contatos com professores que são referências na área e outros profissionais que também estão interessados em se manter atualizados.

Essa é uma maneira de fortalecer a sua atuação profissional e a sua área, a partir de conexões que podem favorecer indicações, parcerias e o desenvolvimento de novos projetos.

Além disso, o networking contribui com a troca de experiências e ideias que podem ser muito úteis para o seu crescimento profissional. 

Aumenta as chances de ser promovido

Além de todos os benefícios já citados, ter uma pós-graduação em seu currículo aumenta consideravelmente as chances de você ser reconhecido em seu trabalho e subir de cargo. 

Foi promovido? Virou líder? Saiba como agir para obter os melhores resultados

O título de especialista em algo, por si só, já confere mais autoridade ao seu trabalho. Além disso a pós-graduação também oferece a conquista e ampliação de conhecimentos e habilidades que são muito valorizados no mercado, e que podem alavancar o seu crescimento profissional.

Ao fazer esse investimento você mostra sua disposição e interesse em aprimorar sempre mais a sua atuação e se manter atualizado segundo as inovações e demandas do mercado de trabalho.

Se convenceu do impacto positivo que cursar uma pós-graduação pode causar no seu crescimento profissional? Então continue a leitura e confira algumas dicas valiosas para escolher o melhor curso segundo os seus objetivos profissionais.

Como escolher uma pós-graduação? 

Depois de conferir todas as vantagens que a pós-graduação pode agregar à sua carreira, não restam dúvidas de que essa formação pode fazer toda a diferença na sua jornada profissional, certo?

Tão importante quanto fazer esse investimento é escolher um bom curso, que dialogue com a realidade da sua área de atuação e com os seus objetivos. Confira a seguir algumas dicas que fazem toda a diferença na hora de tomar essa decisão.

1. Conheça seu mercado a fundo

O primeiro passo para escolher uma pós-graduação que corresponda às suas expectativas profissionais é pesquisar como anda o mercado que você atua ou que deseja atuar após concluir sua formação.

Conheça a fundo como anda esse ramo, pesquise sobre as possibilidades de atuação e as oportunidades que o setor oferece para o profissional que deseja se destacar. 

Fazer essa análise é muito importante para que você conheça os segmentos mais promissores na sua área e quais são os caminhos que tem à sua disposição. Desse modo, pode investir em um curso de pós-graduação com a certeza e a segurança de ter um bom retorno no futuro. 

2. Defina quais são seus objetivos profissionais

Para escolher um curso de pós-graduação que esteja realmente alinhado com suas expectativas, é fundamental ter bem claro onde você deseja chegar. Quais são seus objetivos profissionais e pessoais? Fazer esse questionamento é essencial na hora de tomar a melhor decisão. 

Considere se o curso que você está cogitando fazer vai trazer o reconhecimento e o crescimento profissional que deseja, se a remuneração oferecida é compatível com o seu estilo de vida, se o segmento em questão está aquecido na cidade ou região que você mora, e assim por diante.

Esses aspectos certamente vão te ajudar a tomar uma decisão fundamentada e realista. 

3. Compare a grade curricular e as competências mais desejadas

Na hora de escolher uma pós-graduação, você talvez encontre diversas opções para um mesmo curso, ainda mais levando em conta que os cursos lato sensu podem ser ministrados na modalidade EAD, ampliando ainda mais as possibilidades. 

Sendo assim, é válido fazer um comparativo das grades curriculares desses cursos e conferir qual é o mais completo ou qual aborda de maneira mais efetiva os temas que você tem interesse em estudar.

Verifique também quais são as competências e habilidades mais desejadas no ramo que você deseja se especializar, e certifique-se de que o curso escolhido vai te ajudar a desenvolvê-las ou aprimorá-las. Assim, você garante que sua escolha seja adequada de acordo com as suas prioridades profissionais.

4. Converse com outros profissionais da sua área

Se ainda estiver inseguro em relação ao melhor curso para sua formação profissional, uma dica que pode fazer toda a diferença na sua escolha é conversar com alguns profissionais do segmento no qual você deseja atuar.

Caso não conheça ninguém, peça indicações ou procure nas redes sociais para colher informações e opiniões.

Esse contato é importante para se inteirar sobre o dia a dia do profissional que atua na área, entender o momento que o mercado está enfrentando, quais são os principais desafios e possibilidades e até mesmo a opinião dessas pessoas a respeito dos retornos obtidos e as vantagens de se qualificar nesse ramo. 

A partir dos dados recolhidos, analise se as suas expectativas estão condizentes com a realidade na qual você deseja atuar.

5. Procure uma instituição de referência

Depois de concluir sua pós-graduação, é preciso incluir no seu currículo o título adquirido e o nome da instituição de ensino onde você fez o curso. Uma instituição de referência pode abrir ainda mais portas para um futuro profissional de sucesso.

Essa informação é importante porque mostra aos empregadores se a sua formação de fato tem credibilidade, qual a metodologia aplicada, se o conteúdo está alinhado com o contexto atual do mercado e assim por diante.

Na Conquer, você tem acesso a diversos cursos de pós-graduação com conteúdo atualizado com o mercado, além de desenvolver em habilidades que são diferenciais, como inteligência emocional, finanças pessoais, marketing digital, liderança, análise de dados e inovação.

Desde 2016, a Conquer entrega para seus alunos metodologia própria e conta com professores de destaque no mercado para garantir a melhor formação para seus alunos.

Se o seu objetivo é investir em uma pós-graduação inovadora, alinhada às tendências de mercado e que realmente contribua com o seu crescimento profissional, conte com a Conquer! Clique aqui para conferir todas as nossas opções de pós-graduação.

Conheça a Pós-graduação Conquer

Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .

Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

  • Certificado reconhecido pelo MEC.
  • Metodologia mão na massa.
  • Comece agora e termine em apenas 6 meses.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Carreira Negócios