Como desenvolver inteligência emocional: 10 ferramentas práticas

Você já se pegou travando durante uma reunião tensa com a sua liderança, sem saber como reagir ou responder? Ou quem sabe tenha sido aquele momento em que a fala […]
26 jun, 2024
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Você já se pegou travando durante uma reunião tensa com a sua liderança, sem saber como reagir ou responder?

Ou quem sabe tenha sido aquele momento em que a fala de alguém te colocou em uma espiral de autocrítica? 

Desenvolver inteligência emocional (IE) pode ser a chave para transformar esses e outros desafios em oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Mas como fazer isso, afinal? 

Neste post, vamos explorar 10 ferramentas gratuitas para te ajudar a lidar melhor com as emoções – as suas e as dos outros –  e usar essa superhabilidade na prática. 

Vamos conhecer:

Quais os pilares da inteligência emocional?

Inteligência emocional no trabalho: por onde começar?

10 ferramentas que mostram como desenvolver inteligência emocional

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Quais os pilares da inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções. 

Como é de se imaginar pelo conceito, essa é uma habilidade fundamental que impacta diretamente a vida das pessoas, tanto no pessoal como na carreira.

E os números comprovam: segundo a TalentSmart, a IE é responsável por 58% do desempenho de qualquer profissional.

A principal referência e um dos grandes precursores no assunto, o psicólogo Daniel Goleman, fala em 4 pilares da inteligência emocional:

  • Autoconhecimento 

Autoconhecimento é o ponto de partida. Significa estar atento às suas próprias emoções e entender como elas afetam seus pensamentos e ações. 

Quando você se conhece bem, é capaz de identificar seus pontos fortes e suas áreas de melhoria, o que é essencial para o crescimento pessoal e profissional.

  • Gestão das emoções 

Fazer a gestão das emoções é saber responder a cada situação, mantendo o foco e tomando boas decisões. 

Isso não significa reprimir sentimentos e, sim, administrá-los de forma saudável e produtiva. 

  • Empatia

Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro, entendendo seus sentimentos e perspectivas. 

Essa capacidade de conexão não só fortalece laços interpessoais, mas também é fundamental para construir relações baseadas em confiança e colaboração.

  • Sociabilidade

É a capacidade de construir relacionamentos interpessoais usando as principais habilidades sociais, como comunicação, persuasão, negociação, liderança e outras. 

A questão, aqui, é saber balancear e aperfeiçoar esses pilares para se tornar uma pessoa melhor em todas as áreas de sua vida, seja no trabalho ou fora dele.

Inteligência emocional no trabalho: por onde começar?

Segundo uma pesquisa do PageGroup, 33,8% dos líderes consideram a inteligência emocional como a habilidade mais importante no mercado de trabalho, ficando atrás apenas de trabalho em equipe. 

Ela é tão importante porque as habilidades emocionais influenciam a maneira como nos relacionamos com nossos colegas, lidamos com o estresse e resolvemos problemas – o que faz uma baita diferença no trabalho, concorda?

Então, por onde começar? Como aplicar os conceitos de autoconhecimento, gestão das emoções, empatia e sociabilidade no trabalho?

O primeiro passo é entender que desenvolver inteligência emocional é um processo consciente que exige prática e dedicação.

Por isso, invista em seu autodesenvolvimento e busque oportunidades para aprimorar suas habilidades emocionais, começando com pequenas mudanças.

Por exemplo, você pode começar a escrever um diário das suas emoções, registrando pensamentos e eventos do dia para identificar padrões e, depois, tomar ações a partir deles.

Além disso, um bom passo é pedir feedbacks, escutando a opinião de colegas e amigos para ter uma visão externa sobre suas características emocionais.

E o maior pulo do gato para acelerar esse desenvolvimento vem agora! 

A gente separou 10 ferramentas, guias e materiais práticos que vão te ajudar a exercitar a inteligência emocional e construir relacionamentos mais saudáveis.

10 ferramentas que mostram como desenvolver inteligência emocional

1. [Diagnóstico] Descubra como anda sua inteligência emocional 

Para começo de conversa, é preciso fazer uma avaliação honesta das suas habilidades.  

Afinal, quais são seus pontos fortes e áreas a desenvolver quando o assunto é inteligência emocional?

Com o nosso diagnóstico, você terá um mapa preciso para avaliar seu nível de domínio em IE e guiar seus próximos passos nessa jornada.

2. [Guia de bolso] Desenvolva técnicas de inteligência emocional 

Esse guia de bolso foi feito pra você baixar, salvar no navegador e voltar nele sempre que estiver passando por um desafio, seja pessoal ou profissional. 

Nele, destrinchamos uma técnica que te ajuda a ter consciência emocional e conhecimento sobre suas forças, limites e capacidades. 

É algo realmente prático, que você pode aplicar no seu dia a dia e em qualquer situação que te desafie emocionalmente. 

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3. [Guia completo] Saiba como ter inteligência emocional e construa relações mais saudáveis 

Nesse guia completo (e é completo mesmo!), vamos te mostrar: 

  • Os 4 pilares da inteligência emocional no ambiente de trabalho
  • A importância dessa habilidade em momentos de incerteza
  • Como desenvolver inteligência emocional na prática

No material, explicamos quais passos seguir para exercitar essa competência no dia a dia, com dicas e leituras obrigatórias que vão facilitar o caminho. 

4. [Checklist completa] Saiba dar feedbacks de maneira construtiva

Os feedbacks fazem parte da rotina de trabalho – e a gente sabe que essa pode ser uma tarefa complicada sem o preparo e as ferramentas certas.

Por isso, separamos essa checklist que vai te ajudar a se organizar para esse momento e dar um feedback que seja útil e, principalmente, empático. 

Ao acessar, você terá um passo a passo para ser mais claro e construtivo nas suas reuniões de feedback, facilitando as conversas no seu trabalho. 

💡 Conheça o material acessando este link.

5. [Aula gratuita] Hacks para gerar empatia e confiança 

Nessa aula gratuita, a gente te mostra como colocar em prática uma habilidade que tem tudo a ver com IE: a comunicação!

Ao desenvolver inteligência emocional, você melhora suas habilidades de escuta, fala e interação, tornando-se um comunicador mais empático e autoconsciente.

Assistindo, você vai aprender 5 formas genuínas de gerar confiança e causar um impacto positivo na forma como você se comunica.

6. [Aula gratuita] Desenvolva habilidades que fazem a diferença na carreira, como a IE

Assim como qualquer nova habilidade, a inteligência emocional também precisa ser aprendida e treinada. 

Nessa aula gratuita, o cofundador da Conquer, Josef Rubin, mostra como desenvolver novas habilidades e imuplsionar os seus talentos.

💡 Bora conferir? É só clicar neste link e acessar!

7. [Guia] Alcance uma rotina produtiva e mais equilibrada

O que produtividade tem a ver com inteligência emocional? Tudo!

Pessoas com alta IE tendem a ser melhores na gestão de emoções,  o que contribui para melhorar as relações interpessoais e reduzir conflitos, fazendo com que o trabalho flua de forma mais eficiente.

Além disso, a IE te ajuda a manter a motivação e o foco mesmo diante de desafios e pressões, o que é um baita pulo do gato quando o assunto é produtividade.

Por isso, separamos esse guia com 10 dicas mão na massa para te ajudar a alcançar uma rotina mais produtiva e equilibrada. 

Nele, você encontra técnicas e hábitos comuns aos profissionais que performam em alto nível e vão te ajudar a fazer muito mais em menos tempo.

8. [Checklist] Pratique a liderança humanizada e seja o gestor que o seu time precisa 

Líderes humanizados e emocionalmente inteligentes são capazes de entender suas próprias emoções e a dos colaboradores. 

Na prática, a IE na liderança humanizada se traduz em habilidades como empatia, autoconhecimento e controle emocional

E é justamente nisso que essa checklist vai te ajudar: a ser um líder que consegue se conectar genuinamente com seus times, estabelecendo relações de confiança e respeito. 

💡 Para acessar, é só clicar aqui

9. [Aula gratuita] Reconheça os seus sentimentos e os dos outros, e chegue ao “sim” mais vezes

A IE ajuda a manter a calma em situações de pressão, se comunicar de forma clara e empática, e criar uma boa relação com outras pessoas.

O quão útil essas competências são numa situação de negociação, certo?

Nesta aula gratuita com Ninotchka Weimer, mentora de negócios e especialista em vendas, você aprende a superar os principais obstáculos que podem surgir numa negociação com o Método Harvard. 

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10. [Guia] Descubra como mudar hábitos de forma prática

Bom, a gente não pode finalizar essa superlista de ferramentas sem te dar um guia completo de como mudar hábitos na sua vida. 

Nós conversamos muito sobre o fato da IE ser uma habilidade que precisa ser treinada de forma consciente – e isso tem tudo a ver com construir novos hábitos. 

No guia, você verá:

  • O passo a passo de como adotar novos hábitos
  • Mão na massa com ferramenta interativa
  • Dicas práticas para iniciar seu processo de mudança

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Se você curtiu as ferramentas que mostram como desenvolver inteligência emocional e quer mais materiais para crescer na carreira, te convido a conhecer a página de materiais gratuitos da Conquer!

Lá você encontra de tudo: guias, aulas, kits e muito mais. Tudo isso 100% gratuito!

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