Hard Skills

Guia: como trabalhar com marketing digital

Quer ouvir um segredo? Nós passamos em média nove horas por dia na internet. Nosso tempo conectado é tão alto que tem muita gente se perguntando como se tornar um profissional em algo que, de certa forma, já faz parte do nosso dia a dia. E você? Também está pensando em como trabalhar com marketing digital?

O fato é que essa área está cheia de muitas oportunidades. Afinal, com a Nova Economia, o investimento das marcas em marketing digital só aumenta, o que abre espaço para cada vez mais profissionais. Veja só:

  • Estima-se que, mundialmente, o mercado vai movimentar mais de 500 bilhões de dólares em apenas um trimestre! Isso significa que 60% da verba gasta em publicidade será direcionada ao digital, segundo o eMarketer.
  • Especialistas em marketing digital e redatores autônomos foram os profissionais mais procurados entre abril e outubro de 2020. As informações são do LinkedIn, que garante que eles permanecem em alta em 2021.

Por isso, fizemos um guia com o que você deve saber para entrar nesta área. Bora dar uma olhada?

Dia a dia: como é trabalhar com marketing digital

Se você está se perguntando, como é o trabalho de marketing digital, vou te responder com três palavras: intenso, desafiador e fascinante. Já já você vai entender por quê.

Onde você poderá trabalhar:

O grupo de empresas para trabalhar com marketing digital inclui marcas (e, dentro disso, startups) e agências de publicidade ou marketing. 

Além disso, há muitos profissionais da área de marketing digital que trabalham de forma autônoma. Plataformas que oferecem serviços são alguns caminhos para quem está começando sua vida de freelancer e não sabe por onde começar. Alguns exemplos são:

  • GetNinjas
  • 99Freelas
  • Trampos.co
  • Workana
  • UpWork

Há também a área de marketing de afiliados. Ou seja, profissionais que ganham comissão ao divulgar produtos e serviços. Para isso, existem plataformas como Hotmart e Eduzz.

O que você poderá fazer:

As possibilidades são quase infinitas. E as funções  de um profissional de marketing digital dependem do tamanho e tipo da empresa onde você trabalha. Por exemplo, se estamos falando de uma empresa ou uma agência de marketing. 

Aqui vão alguns caminhos que você poderá seguir:

  • Analista de marketing: coordena as ações digitais de uma empresa. Entre as tarefas estão o desenvolvimento de campanhas e acompanhamento de resultados.
  • Produtor de conteúdo e Copywriter: redige textos que podem servir para blogs, e-mails, redes sociais, e-books, e por aí vai.
  • Social media: gerencia as redes sociais. Isso inclui atividades como planejamento e produção de conteúdo, definição de calendário de postagens e análise de dados.
  • SEO/SEM: analisa as oportunidades de melhorar o posicionamento no Google de textos de um blog ou e-commerce.
  • Mídia: responsável por fazer a estratégia de anúncios para redes sociais e Google, entre outras mídias, e acompanhar métricas.
  • Consultor: com amplo conhecimento de mercado, orienta as marcas sobre os melhores caminhos e oportunidades.

E como começar a trabalhar com marketing digital?

Se você está buscando uma oportunidade neste momento, vou te dar algumas dicas:

1. Domine os principais conceitos

Para entrar em uma área com muitas oportunidades (mas também muitos profissionais), é preciso começar já dominando os conceitos principais. Não dá pra fugir do básico, né?

OK, “mas o que estudar para trabalhar com marketing digital?”. Para começar, você precisa entender o que significam e como funcionam conceitos como branding, conteúdo, SEO, mídia paga e análise de dados. 

Independente do que você vai fazer, é preciso “amarrar” tudo isso para fazer planejamentos completos. Para isso, busque conhecimento: há diversos cursos para trabalhar com marketing digital. Desde graduação a cursos de formação. 

Ah, pensando qual curso fazer para trabalhar com marketing digital? Aqui você entenderá como funciona e tudo o que você aprende na Pós-Graduação Marketing e Estratégias Digita da Conquer.

2. Escolha a sua área de atuação

O que você quer fazer de verdade? A área de marketing digital é vasta e não dá pra ser especialista em tudo. Além disso, suas habilidades vão te levar a determinado tipo de cargo ou função, você vai ver! 

E tem outra: na hora de buscar vagas, você vai precisar saber por onde começar, né? Por isso, essa decisão é importante.

3. Onde você se vê trabalhando?

Esse é outro momento para refletir. Se faça algumas perguntas:

Você quer usar marketing digital para investir em um negócio próprio? Ou você se vê trabalhando em uma grande empresa? O seu sonho é trabalhar com criatividade realizando uma campanha dentro de uma agência?

Isso também vai te ajudar a buscar vagas na área. Mas, olha, não significa que você precisa fazer uma coisa pra sempre. Aliás, é parte de toda carreira conhecer ambientes diversos e entender onde você se encaixa melhor, né?

Vai encarar? Dicas para trabalhar com marketing digital:

Aprofunde-se na área que você selecionar

Mesmo que você atue em uma posição generalista, uma dica é se aprimorar em uma área específica. Isso porque esse conhecimento avançado e aprofundado é muito valorizado na área e será importante para o seu desenvolvimento.

Adaptabilidade (e atualização) é tudo

Sabe aquele meme que sai de moda e a marca usa alguns meses depois? Em marketing digital, “alguns meses” é o equivalente a, no mínimo, 1 ano-luz.

A brincadeira é só para ilustrar o quão adaptáveis os profissionais de marketing digital são. O tempo todo, novos comportamentos de consumo surgem e algoritmos e formatos mudam. E, com isso, as empresas precisam atualizar suas estratégias.

Pense de forma analítica, mas também criativa

Um dos grandes diferenciais do marketing digital para o marketing offline (por exemplo, um outdoor ou uma revista) é a mensuração. 

Isso significa o seguinte: é impossível medir quantas pessoas de fato viram um outdoor, mas você sabe muita coisa sobre um post nas redes sociais. Por exemplo, quantas viram, quantas clicaram, quantas interagiram, e muito mais.

Então, independentemente da sua área de atuação no marketing digital, você vai lidar com dados. No entanto, você não pode deixar de lado sua criatividade. 

Afinal, os números estão a serviço das ideias. Isto é, interpretar os dados e entender o que faz sucesso é justamente para te ajudar a pensar num post que vai bombar, num e-book que vai ser baixado por muita gente ou em uma campanha que é a cara do seu público.

5 vantagens de trabalhar com marketing digital

E por que trabalhar com marketing digital? Listamos 5 vantagens abaixo. Bora conhecer?

1. Área em crescimento

As empresas estão cada vez mais conscientes sobre a importância do marketing digital nas suas estratégias de vendas. E isso tem aumentado as buscas por especialistas.

Um exemplo disso é o fato de que Analista de Marketing foi a profissão mais buscada por empregadores no Brasil em 2019. Segundo a pesquisa da Talenses com Digital House,10% das empresas estão recrutando.

2. Profissão do futuro

E a busca por profissionais de marketing digital não fica no presente, viu? Ela também se estende para os próximos anos. 

Afinal, Digital Marketing and Strategy Specialist é uma das profissões do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial.

3. Bons salários

A procura maior também influencia no salário para profissionais desta área. Por exemplo, o salário médio para um Analista de Marketing Digital em uma empresa grande é de R$ 9 mil, de acordo com levantamento da Robert Half

Para quem continuar e se desenvolver na área, as perspectivas são boas. O salário de um gerente chega a R$20 mil em uma grande empresa, segundo a mesma pesquisa.

4. Trabalho remoto

Uma profissão nativamente digital tem suas vantagens. Uma delas é que o trabalho fora do escritório, com toda a comunicação online, funciona super bem. 

Por isso, trabalhar com marketing digital pode te ajudar a buscar posições em qualquer parte do Brasil e do mundo!

5. Inúmeras possibilidades

Como vimos anteriormente, são diversos cargos e locais de trabalho possíveis para quem entende de marketing digital. Então, pesquise bem, estude e considere o que você gosta e quais são as habilidades antes de se candidatar a uma vaga ou oferecer seus serviços.

Quer dominar as estratégias que vão evoluir o marketing da sua empresa de ponta a ponta para começar a trabalhar com Marketing Digital? Clique aqui e conheça a Pós-Graduação em Marketing e Estratégias Digitais da Conquer.

Bel Victorio

Posts recentes

Quem está na pós-graduação pode fazer estágio?

Saiba se é permitido fazer estágio na pós-graduação e quais regras regem esse modelo de…

novembro 26, 2024

Posso fazer pós-graduação em qualquer área?

Entenda em quais áreas você pode se especializar e quantas pós-graduações são permitidas. “Posso fazer…

novembro 22, 2024

Pós-graduação rápida e reconhecida pelo MEC: escolha a Conquer

Descubra se existe pós-graduação rápida e com reconhecimento no MEC para você cursar. Se você…

novembro 19, 2024

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Descubra qual é o tempo para concluir uma pós-graduação e quais são as opções de…

novembro 12, 2024

Desenvolvimento de Liderança: como a Coca-Cola FEMSA treinou mais de 7 mil líderes com a Conquer

Quando duas grandes marcas se unem, o resultado só pode ser transformador. A Coca-Cola FEMSA…

outubro 31, 2024

Como desenvolver inteligência emocional: 10 ferramentas práticas

Você já se pegou travando durante uma reunião tensa com a sua liderança, sem saber…

junho 26, 2024