Ética profissional: o que é, quais são princípios e como desenvolver

Entenda a importância da ética no trabalho tanto para o profissional quanto para as empresas.

A ética profissional diz respeito a um conjunto de fundamentos que orientam como os profissionais devem agir dentro do ambiente corporativo. Ela existe para construir um mercado de trabalho saudável e para que todos se sintam seguros.

Neste artigo, vamos te mostrar qual a importância da ética no mundo corporativo, os seus princípios, vantagens para a empresa e como desenvolver as características necessárias para ser um profissional ético. Boa leitura!

O que é a ética profissional?

A ética profissional é a união dos princípios e valores morais que guiam o comportamento humano dentro do universo corporativo. Esses valores podem incluir, por exemplo, honestidade, respeito, integridade e justiça.

Cada ramo profissional tem o seu próprio código de ética e as normas variam de acordo com a área de atuação. Mas além da área, toda empresa tem ou deveria ter as suas próprias regras éticas que devem ser cumpridas.

Qual a importância da ética profissional?

A ética profissional é benéfica tanto para os profissionais quanto para as empresas. No primeiro caso, essa prática promove relações saudáveis para os funcionários que tendem a ser mais valorizados, motivados, produtivos e satisfeitos com as suas funções.

Para as empresas, esses valores são imprescindíveis em diversas situações, desde o cumprimento de contratos, respeito aos direitos trabalhistas e até em tomadas de decisões, além de contribuir para um melhor clima organizacional e maior retenção de talentos.

As organizações que seguem princípios éticos constroem uma imagem positiva, consequentemente uma boa reputação no mercado de trabalho, o que acaba atraindo mais clientes, colaboradores e parcerias confiáveis.

Como ser um profissional ético?

Um profissional ético é aquele que age com integridade, transparência e respeito. Ele valoriza um ambiente justo, colaborativo e compreende os padrões que tornam um ambiente positivo, como acatar os regulamentos, cumprir prazos e manter a confidencialidade de informações sensíveis.

Para ser um profissional ético é preciso admitir e desenvolver algumas boas práticas como:

  • reconhecer os seus próprios valores e princípios;
  • desenvolver soft skills como inteligência emocional, empatia e paciência;
  • procurar o aprendizado contínuo para se manter atualizado na função;
  • buscar ajuda quando não souber desempenhar certas tarefas;
  • valorizar a cultura do feedback;
  • conhecer o código de conduta da área e da empresa.

Dessa forma, você se torna um profissional respeitoso, que cumpre leis trabalhistas, evita conflito com outros colegas de trabalho, é transparente e coerente com a cultura da organização e cordial com clientes.

Além disso, ter ética no trabalho é uma qualidade muito valorizada no mercado, uma vez que o bem-estar dos colaboradores e o desenvolvimento coletivo só traz resultados positivos para as empresas.

Quais são os princípios da ética profissional?

Existem diversos princípios que regem a conduta ética dos trabalhadores. Entre eles, os mais importantes são:

  • honestidade: ser verdadeiro em todas as suas ações e comunicações, nunca mentir ou omitir informações;
  • integridade: agir de forma coerente aos valores morais;
  • responsabilidade: assumir as consequências de suas próprias decisões e ações;
  • confidencialidade: proteger informações sigilosas da empresa, clientes e possíveis envolvidos;
  • respeito: tratar todos os funcionários, desde dos cargos baixos até o mais alto, com cortesia e dignidade;
  • justiça: agir de maneira imparcial, independentemente das situações e de quem se trata;
  • equidade: igualdade de tratamento e oportunidades para todos;
  • competência: estar apto para realizar sua função ao mesmo tempo que busca por aprimoramento;
  • lealdade: ser fiel tanto com os seus valores pessoais quanto com os da empresa;
  • sustentabilidade: ter consciência de minimizar os impactos ambientais agindo de acordo sempre que possível;
  • cumprimento de prazos: respeitar os prazos estabelecidos e compromissos assumidos;
  • colaboração: trabalhar em equipe para atingir os objetivos e metas da organização.

Além desses princípios, é fundamental ressaltar que um código de ética empresarial começa com três pilares que definem a identidade da companhia e orientam suas ações:

  • missão (propósito da empresa);
  • visão (onde quer chegar);
  • valores (os princípios éticos e comportamentais).

Quais as diferenças entre ética e moral no trabalho?

A ética e a moral no trabalho estão relacionadas, mas têm diferenças. Enquanto a moral pode variar de pessoa para pessoa, a ética nas empresas deve ser seguida por todos e alinhada com os objetivos da companhia.

Veja, abaixo, as principais diferenças:

Ética ProfissionalMoral
OrigemColetiva e determinada pela empresaValores individuais, culturais e sociais
ObjetivoGarantir conduta adequada no ambiente de trabalhoOrienta ações e decisões pessoais
ConsequênciasPenalidades dentro do ambiente corporativoJulgamento pessoal ou social

Quais são as consequências da falta de ética no trabalho?

A falta de ética no trabalho pode acarretar problemas tanto para o profissional quanto para a empresa. Atitudes como fraudar, mentir, desrespeitar, roubar, violar direitos, entre outras, sofrem consequências e penalidades.

Entre as consequências mais comuns, estão:

  • danos financeiros: ações trabalhistas e conflitos na justiça afetam o financeiro;
  • risco à reputação: empresas envolvidas em escândalos éticos perdem a credibilidade;
  • ambiente de trabalho tóxico: a falta de ética gerar assédio moral e desmotivação;
  • redução da produtividade: espaços com práticas injustas desmotivam os funcionários que tendem a produzir menos.

Para os profissionais, trabalhar em ambientes antiéticos é muito desgastante emocionalmente, o que prejudica a saúde mental e impacta negativamente sua qualidade de vida.

Como desenvolver e aplicar a ética profissional nas empresas?

A ética profissional pode ser aplicada nas empresas por meio de políticas, práticas e treinamentos. Algumas estratégias essenciais são:

  • criar um código de ética e conduta;
  • oferecer treinamentos, cursos e palestras sobre os fundamentos mais importantes;
  • estabelecer políticas claras de compliance;
  • promover a integração da equipe com atividades em grupo;
  • estimular a cultura do feedback construtivo;
  • reconhecer e valorizar profissionais com comportamentos éticos;
  • punir atitudes antiéticas.

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O que as empresas ganham ao promover a ética no trabalho?

Ao promover a ética no trabalho, as empresas constroem uma boa reputação, aumentam a produtividade e fortalecem relações de confiança. Entre os principais benefícios, estão:

  • maior credibilidade do mercado de trabalho;
  • aumento de conexões com potenciais clientes;
  • relação de confiança entre equipe e líderes;
  • redução de conflitos internos;
  • crescimento sustentável e saudável;
  • longevidade dentro do mercado.

Não existem pontos negativos quando se trata de promoção da ética no mundo corporativo. As vantagens são diversas e os resultados são positivos para todos os lados.

Por fim, a ética profissional é um pilar crucial para o sucesso das empresas e dos profissionais. Assim, é possível criar um clima organizacional harmonioso e produtivo, ao passo que o crescimento e a credibilidade das companhias aumentam.

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Angela Bicalho

Escrito por

Publicitária de formação pela ESPM, Angela adora criar conexões reais entre marcas e pessoas. Com atuação na área de experiência do cliente (sim, isso é importante!) e um foco afiado em marketing e branding, ela lidera projetos e equipes combinando análise precisa com uma boa dose de criatividade para resolver problemas. Estratégica e mão na massa, transforma desafios em oportunidades que fazem a diferença.

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