Entenda a importância da ética no trabalho tanto para o profissional quanto para as empresas.
A ética profissional diz respeito a um conjunto de fundamentos que orientam como os profissionais devem agir dentro do ambiente corporativo. Ela existe para construir um mercado de trabalho saudável e para que todos se sintam seguros.
Neste artigo, vamos te mostrar qual a importância da ética no mundo corporativo, os seus princípios, vantagens para a empresa e como desenvolver as características necessárias para ser um profissional ético. Boa leitura!
O que é a ética profissional?
A ética profissional é a união dos princípios e valores morais que guiam o comportamento humano dentro do universo corporativo. Esses valores podem incluir, por exemplo, honestidade, respeito, integridade e justiça.
Cada ramo profissional tem o seu próprio código de ética e as normas variam de acordo com a área de atuação. Mas além da área, toda empresa tem ou deveria ter as suas próprias regras éticas que devem ser cumpridas.
Qual a importância da ética profissional?
A ética profissional é benéfica tanto para os profissionais quanto para as empresas. No primeiro caso, essa prática promove relações saudáveis para os funcionários que tendem a ser mais valorizados, motivados, produtivos e satisfeitos com as suas funções.
Para as empresas, esses valores são imprescindíveis em diversas situações, desde o cumprimento de contratos, respeito aos direitos trabalhistas e até em tomadas de decisões, além de contribuir para um melhor clima organizacional e maior retenção de talentos.
As organizações que seguem princípios éticos constroem uma imagem positiva, consequentemente uma boa reputação no mercado de trabalho, o que acaba atraindo mais clientes, colaboradores e parcerias confiáveis.
Como ser um profissional ético?
Um profissional ético é aquele que age com integridade, transparência e respeito. Ele valoriza um ambiente justo, colaborativo e compreende os padrões que tornam um ambiente positivo, como acatar os regulamentos, cumprir prazos e manter a confidencialidade de informações sensíveis.
Para ser um profissional ético é preciso admitir e desenvolver algumas boas práticas como:
- reconhecer os seus próprios valores e princípios;
- desenvolver soft skills como inteligência emocional, empatia e paciência;
- procurar o aprendizado contínuo para se manter atualizado na função;
- buscar ajuda quando não souber desempenhar certas tarefas;
- valorizar a cultura do feedback;
- conhecer o código de conduta da área e da empresa.
Dessa forma, você se torna um profissional respeitoso, que cumpre leis trabalhistas, evita conflito com outros colegas de trabalho, é transparente e coerente com a cultura da organização e cordial com clientes.
Além disso, ter ética no trabalho é uma qualidade muito valorizada no mercado, uma vez que o bem-estar dos colaboradores e o desenvolvimento coletivo só traz resultados positivos para as empresas.
Quais são os princípios da ética profissional?
Existem diversos princípios que regem a conduta ética dos trabalhadores. Entre eles, os mais importantes são:
- honestidade: ser verdadeiro em todas as suas ações e comunicações, nunca mentir ou omitir informações;
- integridade: agir de forma coerente aos valores morais;
- responsabilidade: assumir as consequências de suas próprias decisões e ações;
- confidencialidade: proteger informações sigilosas da empresa, clientes e possíveis envolvidos;
- respeito: tratar todos os funcionários, desde dos cargos baixos até o mais alto, com cortesia e dignidade;
- justiça: agir de maneira imparcial, independentemente das situações e de quem se trata;
- equidade: igualdade de tratamento e oportunidades para todos;
- competência: estar apto para realizar sua função ao mesmo tempo que busca por aprimoramento;
- lealdade: ser fiel tanto com os seus valores pessoais quanto com os da empresa;
- sustentabilidade: ter consciência de minimizar os impactos ambientais agindo de acordo sempre que possível;
- cumprimento de prazos: respeitar os prazos estabelecidos e compromissos assumidos;
- colaboração: trabalhar em equipe para atingir os objetivos e metas da organização.
Além desses princípios, é fundamental ressaltar que um código de ética empresarial começa com três pilares que definem a identidade da companhia e orientam suas ações:
- missão (propósito da empresa);
- visão (onde quer chegar);
- valores (os princípios éticos e comportamentais).
Quais as diferenças entre ética e moral no trabalho?
A ética e a moral no trabalho estão relacionadas, mas têm diferenças. Enquanto a moral pode variar de pessoa para pessoa, a ética nas empresas deve ser seguida por todos e alinhada com os objetivos da companhia.
Veja, abaixo, as principais diferenças:
Ética Profissional | Moral | |
Origem | Coletiva e determinada pela empresa | Valores individuais, culturais e sociais |
Objetivo | Garantir conduta adequada no ambiente de trabalho | Orienta ações e decisões pessoais |
Consequências | Penalidades dentro do ambiente corporativo | Julgamento pessoal ou social |
Quais são as consequências da falta de ética no trabalho?
A falta de ética no trabalho pode acarretar problemas tanto para o profissional quanto para a empresa. Atitudes como fraudar, mentir, desrespeitar, roubar, violar direitos, entre outras, sofrem consequências e penalidades.
Entre as consequências mais comuns, estão:
- danos financeiros: ações trabalhistas e conflitos na justiça afetam o financeiro;
- risco à reputação: empresas envolvidas em escândalos éticos perdem a credibilidade;
- ambiente de trabalho tóxico: a falta de ética gerar assédio moral e desmotivação;
- redução da produtividade: espaços com práticas injustas desmotivam os funcionários que tendem a produzir menos.
Para os profissionais, trabalhar em ambientes antiéticos é muito desgastante emocionalmente, o que prejudica a saúde mental e impacta negativamente sua qualidade de vida.
Como desenvolver e aplicar a ética profissional nas empresas?
A ética profissional pode ser aplicada nas empresas por meio de políticas, práticas e treinamentos. Algumas estratégias essenciais são:
- criar um código de ética e conduta;
- oferecer treinamentos, cursos e palestras sobre os fundamentos mais importantes;
- estabelecer políticas claras de compliance;
- promover a integração da equipe com atividades em grupo;
- estimular a cultura do feedback construtivo;
- reconhecer e valorizar profissionais com comportamentos éticos;
- punir atitudes antiéticas.
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O que as empresas ganham ao promover a ética no trabalho?
Ao promover a ética no trabalho, as empresas constroem uma boa reputação, aumentam a produtividade e fortalecem relações de confiança. Entre os principais benefícios, estão:
- maior credibilidade do mercado de trabalho;
- aumento de conexões com potenciais clientes;
- relação de confiança entre equipe e líderes;
- redução de conflitos internos;
- crescimento sustentável e saudável;
- longevidade dentro do mercado.
Não existem pontos negativos quando se trata de promoção da ética no mundo corporativo. As vantagens são diversas e os resultados são positivos para todos os lados.
Por fim, a ética profissional é um pilar crucial para o sucesso das empresas e dos profissionais. Assim, é possível criar um clima organizacional harmonioso e produtivo, ao passo que o crescimento e a credibilidade das companhias aumentam.
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