Fazer pós-graduação na mesma área da graduação ou não?

A graduação possibilita estudar a área na qual se deseja atuar, garantindo as preparações teóricas e técnicas necessárias para exercer determinada profissão. A pós-graduação, por sua vez, tem o objetivo […]
09 jun, 2023
Reading time 10 minutos de leitura

A graduação possibilita estudar a área na qual se deseja atuar, garantindo as preparações teóricas e técnicas necessárias para exercer determinada profissão. A pós-graduação, por sua vez, tem o objetivo de qualificar o estudante em uma área do conhecimento específica. 

Cada vez mais profissionais estão investindo no lifelong learning através dos cursos de pós-graduação.

Na hora de escolher o curso que mais possa oferecer benefícios e oportunidades, muitos ficam em dúvida se podem ou devem optar por uma área diferente da que foi explorada durante a graduação.

No artigo a seguir, vamos explorar esse assunto, entender as possibilidades que existem, quais as vantagens que essas opções oferecem e como escolher o curso ideal de acordo com os seus objetivos profissionais. Confira! 

É permitido fazer pós-graduação em outra área?

Indo direto ao que interessa: sim, é permitido cursar uma pós-graduação em uma área diferente da que foi feita a graduação.

Confira se é permitido ou não realizar um curso de pós, na mesma área em que cursou sua graduação

Não há nada que impeça qualquer pessoa que tenha um diploma de graduação (seja com o título de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) de cursar uma pós-graduação lato sensu (especializações e MBA) e/ou stricto sensu (mestrados e doutorados) em qualquer área que deseje. 

Sendo assim, é perfeitamente possível fazer um curso de pós-graduação em qualquer área, desde que você já tenha completado sua graduação e seja aceito pela instituição de ensino que ministra a pós.

As instituições possuem autonomia para determinar os critérios do processo seletivo para ingresso no curso.

A multidisciplinaridade tem sido até mesmo incentivada pela maioria dos cursos de pós-graduação, tanto na modalidade lato sensu quanto stricto sensu.

Isso porque turmas que são compostas por alunos com formações diferentes proporcionam maiores trocas de experiências, possibilidade de ampliar ainda mais o networking e gerar uma visão mais diversificada sobre os temas estudados. 

Entretanto, vale pontuar que a realização de um curso de pós-graduação em uma área diferente da graduação não necessariamente viabiliza ou autoriza o profissional a atuar na nova área escolhida. Para atuar em algumas áreas, é necessário ter um diploma de graduação específico.

As profissões de nível superior regulamentadas por lei requerem o diploma de graduação na área em questão para exercê-las, além do registro no conselho regional daquela profissão. Sendo assim, para atuar em algumas profissões é preciso ter feito graduação nessas áreas.

É o caso do direito, por exemplo. Pessoas que possuem graduação em outras áreas podem fazer uma pós na área jurídica, mas isso não dá o direito de que atuem como advogado ou se inscrevam na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Para advogar, é preciso ser graduado em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pela OAB, além de ser aprovado no Exame da OAB. 

O mesmo vale para outros cursos, como a psicologia. Uma pessoa formada em administração pode optar pela realização de uma pós em psicologia organizacional, por exemplo, com o intuito de obter um melhor repertório de conhecimentos a respeito da área de recursos humanos.

Sim, é possível realizar a pós-graduação em outra área, porém, alguns detalhes devem ser observados
Sim, é possível realizar a pós-graduação em outra área, porém, alguns detalhes devem ser observados

Essa formação, no entanto, não o habilita a atuar como psicólogo, o que é uma possibilidade apenas para pessoas com diploma de bacharel em psicologia em curso reconhecido pelo MEC e que possuem registro profissional junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP). 

A ausência de registro profissional no desempenho de atividades que a lei assim exige configura o exercício ilegal da profissão, o que é crime nas áreas de medicina, odontologia e farmácia, e uma contravenção penal nas demais áreas.

Sendo assim, na hora de escolher a sua pós-graduação, lembre-se de fazer uma boa análise de como o curso em questão poderá agregar à sua carreira. Nem sempre cursar uma pós-graduação em outra área lhe possibilitará mudar de profissão, mas certamente ajudará a aprimorar sua atuação profissional.

Nesse sentido, essa escolha pode ser muito interessante, já que as novas habilidades e conhecimentos adquiridos podem ser utilizados no exercício da profissão na qual você já é habilitado(a) para atuar.

Saiba mais a seguir sobre os benefícios que realizar uma pós-graduação em outra área pode oferecer para a sua carreira.

Quais as vantagens de fazer uma pós em área diferente?

Investir em uma pós-graduação é, muitas vezes, o caminho ideal para aumentar e melhorar consideravelmente as oportunidades de trabalho. Ao optar por fazer uma pós em uma área diferente da sua graduação, há muitos outros benefícios a serem explorados. Confira a seguir alguns deles.

Evolução profissional

Independente se a pós-graduação que você está cogitando fazer é na área da sua formação inicial ou não, saiba que esse tipo de investimento, por si só, já é capaz de potencializar significativamente seu acesso a bons empregos e a uma melhor remuneração salarial. 

Se tratando da realização da pós em outras áreas, um exemplo muito comum são pessoas que são formadas em áreas específicas (como arquitetura, nutrição, engenharia, entre outras) e optam por fazer uma pós-graduação em áreas de administração e gestão, com o intuito de obter capacitação para melhor gerir seus próprios negócios. 

Dicas para auxiliar na sua evolução profissional. Conte com a Conquer para alcançar seus objetivos

Os cursos de pós-graduação em marketing também são muito procurados, já que, hoje em dia, é fundamental saber como divulgar seu trabalho, sobretudo nas plataformas digitais. 

Sendo assim, ao procurar uma pós-graduação em outra área, certifique-se de escolher um curso que realmente faça sentido de acordo com suas metas profissionais e sirva para complementar a formação que você já possui. 

Mudança na carreira

Nem sempre o mercado de trabalho é tão receptivo como gostaríamos, ou é bem-sucedido em atender às nossas expectativas profissionais.

Muitas pessoas que enfrentam essa realidade optam por fazer uma pós-graduação com o objetivo de aumentar suas chances de conseguir oportunidades de trabalho em outros segmentos, ampliando, assim, seu campo de atuação.

Em alguns casos, cursar uma pós-graduação pode sim ser uma escolha estratégica que possibilite a mudança de profissão. Mas para que isso seja efetivo, é preciso organizar um bom plano de carreira, que lhe garanta atuar em um campo diferente e que traga a satisfação profissional que você procura.

Ampliação da sua rede de contatos

Uma consequência quase natural que a realização de uma pós-graduação em área diferente pode te proporcionar é o acesso a profissionais de outros campos.

Com isso, você tem a chance de ampliar sua rede de contatos e, quem sabe, até mesmo se deparar com oportunidades únicas de trabalho ou de realização de novos projetos. 

Pensar TRIANGULO, é o elo que falta para você obter uma rede de contatos de sucesso
Pensar TRIÂNGULO, é o elo que falta para você obter uma rede de contatos de sucesso

O ambiente proporcionado pela pós-graduação (seja ela realizada à distância ou presencialmente) é muito favorável para a troca de ideias, experiências e conhecimentos entre os participantes do curso. Manter esses contatos pode ser muito benéfico, seja agora ou no futuro.

Oportunidade de aprofundar conhecimentos

Fazer uma pós-graduação em uma área diferente da que você se formou inicialmente é uma oportunidade e tanto para ter acesso a novos conceitos, teorias e abordagens. Isso expandirá sua visão e capacidade de análise, permitindo que você faça conexões entre diferentes disciplinas.

A interseção de diferentes áreas de estudo pode levar a descobertas e aplicações inovadoras. Ao combinar conhecimentos de diferentes campos, você terá a oportunidade de criar conexões únicas e desenvolver soluções integradas para desafios complexos.

Essa capacidade de conectar pontos aparentemente distantes pode abrir portas para oportunidades únicas de pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo.

Essa interdisciplinaridade certamente servirá para enriquecer sua compreensão e oferecer insights inovadores para sua atuação profissional.

Agora que você já sabe quais benefícios pode usufruir ao investir em uma pós-graduação de outra área, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a escolher o curso ideal para sua formação profissional. 

Como escolher a pós-graduação ideal?

Decidir fazer uma pós-graduação é uma importante etapa na carreira de qualquer profissional que busca aprimorar seus conhecimentos e se destacar em sua área de atuação. No entanto, é fundamental considerar alguns aspectos antes de tomar essa decisão. Confira a seguir quais são eles.

Tipos de pós-graduação

Existem duas principais modalidades de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu. O curso de pós-graduação lato sensu inclui as especializações e os MBAs, que são focados em uma área específica e têm uma abordagem mais prática.

Veja porque escolher a pós-graduação da Conquer.

Já o stricto sensu engloba os mestrados e doutorados, que são mais voltados para a pesquisa acadêmica e o desenvolvimento de conhecimento teórico.

Para escolher, é preciso refletir sobre os seus objetivos profissionais. Você deseja investir em uma pós-graduação mais voltada para o mercado de trabalho ou para enriquecer seu currículo acadêmico? Esse questionamento é o primeiro passo para tomar uma decisão assertiva e que corresponda às suas expectativas de carreira.

Área de estudo

Em seguida, é hora de pensar sobre a decisão que viemos tratando ao longo deste artigo. Você deseja fazer sua pós-graduação na mesma área da sua graduação ou explorar uma área diferente?

Ambas as opções têm suas vantagens. Optar pela mesma área proporcionará um aprofundamento no conhecimento já adquirido, permitindo uma especialização mais específica.

Por outro lado, escolher uma área diferente pode abrir novas oportunidades de carreira e expandir sua visão profissional. Considere suas habilidades, interesses e objetivos para fazer a escolha mais adequada.

Escolha do curso e instituição de ensino

Até aqui, você já decidiu se deseja cursar uma pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, e se ela será na mesma área da sua graduação ou não. O próximo passo, agora, é escolher qual curso será realizado e onde. Essa nem sempre é uma tarefa simples, principalmente porque existe uma oferta enorme de cursos no mercado brasileiro. 

Ao escolher um curso de pós-graduação, leve em consideração aspectos como a relevância do curso em relação aos seus objetivos, se ele oferece os conhecimentos e habilidades necessários para que você consiga se destacar profissionalmente. 

Avalie a reputação da instituição de ensino, pesquise sobre sua qualidade acadêmica, corpo docente, grade curricular, metodologia e infraestrutura. É interessante também atentar para as avaliações de alunos que já passaram por lá e a percepção dos empregadores a respeito.

Uma instituição de renome pode agregar ainda mais valor ao seu currículo.

Ao ponderar sobre esses aspectos, você estará mais preparado para tomar uma decisão bem fundamentada sobre a pós-graduação escolhida.

Lembre-se de que esse é um investimento de tempo, recursos financeiros e esforço pessoal, portanto, escolha com cuidado e certifique-se de que a pós-graduação contribuirá efetivamente para o seu crescimento profissional.

Se você está a procura de um curso de pós-graduação que fuja do convencional e ofereça os recursos necessários para você dar um salto em sua carreira, conte com a Conquer!

Todas as nossas pós-graduações são desenvolvidas a partir de uma metodologia que permite que você aplique seu conhecimento de forma prática, tendo contato com professores líderes no mercado. Se você ficou interessado(a), clique aqui para saber mais!

Conheça a Pós-graduação Conquer

Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .

Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

  • Certificado reconhecido pelo MEC.
  • Metodologia mão na massa.
  • Comece agora e termine em apenas 6 meses.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Carreira