Pós-graduação presencial, EAD ou semipresencial: como escolher?

Continuar estudando é o próximo passo para quem quer dar um up na carreira ou descobrir novas oportunidades. Mas com várias opções de modalidade de pós-graduação, muita gente fica na […]
24 out, 2023
Reading time 6 minutos de leitura

Continuar estudando é o próximo passo para quem quer dar um up na carreira ou descobrir novas oportunidades. Mas com várias opções de modalidade de pós-graduação, muita gente fica na dúvida sobre qual escolher, considerando seus objetivos e estilo de vida.

Por isso, nesse post, vamos destacar as principais vantagens dos três tipos de aula: presencial, online (EAD) e semipresencial.

Assim, com uma noção clara dos fatores que influenciam a escolha de cada pessoa, você poderá decidir qual estilo se encaixa melhor no seu caso. Bora lá!

Por que fazer uma pós-graduação?

O mercado de trabalho demanda cada vez mais de seus profissionais.

Então, a melhor maneira de não ficar para trás é estar em constante aprendizado e adaptação. Dessa forma, fazer uma pós-graduação é um caminho para alavancar sua carreira e conquistar novos objetivos.

Mas, já que a pós-graduação vem depois de concluir um curso universitário e quando você já está inserido no mercado de trabalho, pode ser um desafio encaixá-la na sua agenda, não é?

É por isso que decidir iniciar um novo curso exige um planejamento pessoal sólido e algumas adaptações na sua rotina.

Embora esse período de estudo demande mais esforço do profissional, os benefícios para o currículo depois que você terminar vão valer muito a pena.

Entendendo as 3 modalidades de pós-graduação

Já sabemos a importância de fazer uma pós-graduação. Agora, passamos para escolher qual modalidade de curso mais se adequa ao seu estilo de vida.

Independentemente da escolha, os 3 tipos de ensino garantem diplomas – o que os diferencia é, apenas, onde e como estudar.

Presencial

Esse é o método de ensino mais tradicional. Nele, o estudante precisa ir à instituição todos os dias que tiver aulas ou para realizar as atividades referentes ao curso.

Como se trata do formato mais comum, é o que oferece a maior parte dos cursos de pós-graduação. Além disso, ele tem uma demanda de presença mais rígida sobre os alunos, existindo uma porcentagem mínima necessária para que ele possa se formar.

Por ser presencial, o estudante tem contato direto com seus professores e colegas de curso, o que permite tirar dúvidas em tempo real e ter maiores interações interpessoais.

Sala de aula representando uma das modalidades de pós-graduação: a presencial.

EAD

A sigla EAD significa Ensino À Distância, ou seja, os alunos atendem a suas aulas de forma online onde quiserem e em horários mais flexíveis. De modo geral, as aulas ficam gravadas e os estudantes podem assisti-las quando for melhor.

Assim, pós-graduações EAD são ideais para aqueles que possuem menos tempo livre em suas rotinas. Esse formato também permite aulas ao vivo, mas elas devem ser previamente combinadas com os alunos.

É importante ressaltar que essa é uma das modalidades de ensino que mais cresce no país, principalmente por influência do período de isolamento social durante a pandemia da COVID-19.

Semipresencial

Por fim, como o nome sugere, a semipresencial é um meio termo entre as duas modalidade de pós-graduação citadas anteriormente. Para se enquandrar nessa categoria, um curso precisa ter pelo menos 20% de sua grade curricular sendo realizada à distância.

A quantidade de aulas online e presenciais varia muito entre os cursos e instituições escolhidas.

Por isso, é importante pesquisar como esse fator funciona na pós-graduação que você deseja fazer. Em alguns casos, por exemplo, provas e apresentações de trabalho são presenciais, em outros, não.

Assim, esse tipo de aula é uma escolha interessante para aqueles que não possuem tanto tempo para se deslocar diariamente para a instituição de ensino, mas que ainda desejam ter interações presenciais em sala de aula.

As modalidades de pós-graduação e a rotina diária

Agora que você já conhece as 3 modalidades de pós-graduação, a melhor forma de escolher qual cursar é fazer uma análise pessoal de sua rotina. Afinal, todos os modelos possuem seus lados positivos, mas cada pessoa possui afinidades e tempos diferentes.

Para te ajudar com essa decisão, vamos listar como cada tipo de curso funciona em alguns aspectos.

A localização e a distância até a instituição de ensino

Um dos maiores benefícios da graduação à distância é a possibilidade de estudar onde você estiver. Ou seja, você não possui a necessidade dos gastos e do tempo com deslocamento.

Esse é um ponto positivo tanto para as pessoas com agendas mais apertadas, quanto para aquelas que moram longe das faculdades.

No formato remoto, é possível fazer cursos em instituições até de outros estados ou países.

O tempo e a flexibilidade de estudo

Na maioria das instituições, as aulas em cursos EAD ou semipresenciais costumam ser gravadas. Então, é possível assistir quando desejar e organizar a rotina a partir disso.

Mas fique ligado: apesar de você poder estudar quando quiser, é preciso estar atento às datas de entrega de trabalhos, provas e atividades.

Na Pós-Graduação Conquer, o estudante tem a opção de escolher tanto módulos fixos, quanto uma grade flexível, permitindo que você monte seu curso da forma que mais se adeque aos seus objetivos e rotina.

A importância da disciplina

Fazer uma pós-graduação à distância requer muita disciplina. Isso porque, se você não for uma pessoa organizada, estudar em horários bagunçados pode causar um grande acúmulo de atividades e conteúdos não feitos.

Então, uma graduação presencial tem o benefício de facilitar a organização, já que os horários são predeterminados.

Mas essa não é a única modalidade que oferece esse benefício.

Algumas instituições de pós-graduação online, como a Conquer, também disponibilizam aulas ao vivo. Assim, você pode organizar seus horários e, ainda, tirar dúvidas em tempo real com seus professores e colegas.

O networking e as interações sociais

No ensino presencial, o aluno conhece diversas pessoas com quem dividirá a vida profissional, e isso pode agregar positivamente sua vida no mercado de trabalho. Esse networking cria laços com os colegas e os professores, o que pode tornar a experiência universitária mais agradável.

Mas escolher uma pós-graduação EAD não significa a ausência de laços e contato com outros profissionais de sua área, muito pelo contrário.

Por exemplo, as especializações da Conquer, ao promover discussões de situações reais com colegas e professores, cria uma rede de contatos relevante que te ajuda a crescer na carreira.

Ou seja, optar por uma das modalidades de pós-graduação à distância não precisa significar um processo solitário e sem a criação de redes de networking.

Os recursos para efetivamente estudar à distância

Estudar no modelo EAD tem as suas facilidades, mas requer uma estrutura básica. Para assistir às aulas, são necessários alguns recursos, como um bom computador e uma internet veloz.

Como vimos, cada uma das modalidades de pós-graduação tem seus benefícios.

Logo, a sua escolha depende unicamente daquilo que mais se encaixa na sua rotina e na sua forma de estudar. Independentemente da decisão, todos os tipos de curso garantem diplomas na área escolhida.

Não existe certo e errado, apenas perfis diferentes de estudantes.

Conheça a Pós-graduação Conquer

Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .

Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

  • Certificado reconhecido pelo MEC.
  • Metodologia mão na massa.
  • Comece agora e termine em apenas 6 meses.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1

Carreira