9 principais motivos para fazer uma pós-graduação

Independentemente do curso escolhido, são muitos os benefícios de fazer uma pós-graduação – de realização financeira à pessoal. Pensando nisso, preparamos uma lista com 9 motivos pra você começar a […]
06 out, 2023

Pensando nisso, preparamos uma lista com 9 motivos pra você começar a fazer a sua pós e conquistar novas oportunidades e conhecimentos! Vem com a gente:

O que é uma pós-graduação?

Uma pós-graduação nada mais é do que um curso que serve de complemento ao que você já cursou na faculdade, seja uma licenciatura, bacharelado ou tecnólogo.

Além disso, existem diferentes tipos de pós-graduação, desde especializações até doutorados. Assim, cabe a você escolher qual se encaixa melhor no seu perfil profissional. Seja qual for a sua escolha, todos colaboram com a melhora do seu currículo e das suas oportunidades.

Agora, vamos à lista dos 9 benefícios de fazer uma pós-graduação:

1. Avançar na carreira

Um profissional mais qualificado consegue vencer aqueles desafios das empresas que dependem de um conhecimento mais avançado. O que significa que uma pessoa pós-graduada abre diversas portas na área de trabalho em que se especializou.

Além disso, tem chances maiores de ser promovido(a), uma vez que consegue lidar bem com esses obstáculos.

Por exemplo, pode ficar responsável por projetos grandes e inovadores, assumir cargos de liderança e até passar seus conhecimentos para o restante dos times.

2. Receber aumentos

Junto com os avanços no mundo do trabalho, vem as promoções financeiras.

Mesmo que isso não seja garantia, muitos empregadores pagam mais para aqueles com altos graus de instrução. Na prática, ao ter uma pós-graduação no currículo, o seu valor no mercado fica bem maior.

Pós Graduação e Crescimento Profissional

3. Desenvolver habilidades

A principal função de um curso de pós-graduação é te ajudar a melhorar os seus conhecimentos e habilidades na área que você escolheu estudar, abastecendo você com informações novas, certo?

Durante uma pós, esse conhecimento é construído de várias formas. Como, por exemplo, estudando a teoria, mas, principalmente, o “mão na massa” – as partes práticas da área que você escolheu se especializar.

4. Aprender mais sobre seus interesses pessoais

Fazer uma pós-graduação vai além de evoluir na carreira. Expandir seus conhecimentos em uma área de interesse pessoal pode ser ainda mais motivacional e por que não divertido?

Isso porque se aprofundar no que a gente gosta tira o peso e a pressão dos estudos, deixando a pós-graduação toda muito mais prazerosa.

E também funciona como uma ferramenta de autoconhecimento, ajudando você a mapear e descobrir outros interesses, enriquecendo toda a experiência de aprendizado.

5. Aumentar sua credibilidade no mercado de trabalho

Em qualquer área, os profissionais com currículos mais ricos e extensos são mais valorizados pelo mercado.

Na prática, pessoas com trajetórias assim acabam se tornando mais atraentes para as empresas e recebem oportunidades melhores.

Ou seja, um dos benefícios de fazer uma pós-graduação é o aumento do seu destaque no seu ramo de trabalho, trazendo mais reconhecimento e credibilidade.

6. Fortalecer o networking

Além do conhecimento, fazer uma especialização ajuda você a conhecer novas pessoas na área. O que expande a sua rede de networking, já que você vai passar meses convivendo com potenciais colegas de trabalho.

Esses novos contatos profissionais podem ser muito úteis no futuro, para a inserção ou a recolocação na sua área. Isso sem contar que essas pessoas também podem te auxiliar nos estudos e nas tarefas práticas das aulas de pós-graduação.

Duas pessoas conversando sobre trabalho e realizando networking.

7. Conhecer novas áreas e carreiras

Uma pós-graduação não precisa ser feita necessariamente na área de sua graduação inicial.

Fazer esse tipo de curso pode ajudar você a realmente se achar dentro do mundo profissional. E se você quer mudar de carreira, uma especialização pode ser uma porta para a transição entre áreas.

Mas para quem quer continuar no mesmo campo, uma pós-graduação pode ajudar a encontrar um nicho dentro dele. Muitas profissões tem um grande leque de possibilidades de atuação, o que pode dificultar essa escolha – e é aqui que a especialização entra.

8. Desenvolver o pensamento crítico

Em uma pós-graduação, nos deparamos com muitos cases, dados, estudos, ferramentas e análises.

Toda essa pluralidade faz com que o senso crítico evolua, já que precisamos saber como, quando e onde aplicar cada informação.

O pensamento crítico, além de ser muito útil no mercado de trabalho, também tem seu valor na vida social em geral. Um profissional que pensa criticamente é capaz de ser inovador e encontrar em novas soluções tanto para a empresa quanto para suas relações.

9. Sentir-se realizado

Fazer uma pós é um marco. Ter a satisfação de completar mais um ciclo pode ser o gás necessário para começar uma nova fase na carreira e na vida.

Se encontrar no ambiente profissional é realizador, e expandir seus horizontes com uma pós-graduação pode ser o caminho para isso.

Conheça a Pós-graduação Conquer

Carreira