A evolução é inevitável e, quando penso nas corporações e no papel do RH diante ao tema inovação, imediatamente me vem à cabeça a palavra diversidade.
Diversidade de ideias, diversidade de perfis, de pessoas, de formação, de habilidades, de soluções, de formas de trabalhar…
Tendência que vem se consolidando em diversos segmentos. As startups aprenderam muito rápido que diversidade tem uma relação direta com inovação e criatividade das equipes.
Equipes multifuncionais com ampla variedade de experiências, habilidades e perspectivas, certamente podem trabalhar inovação e transformações com muito mais fluidez e agilidade, pois têm condições de absorver conhecimentos e propor soluções de forma rápida e customizadas.
Muitas pesquisas e estudiosos afirmam que empresas que investem na diversidade são mais lucrativas.
Em um dos estudos mais recentes da Mckinsey & Company sobre diversidade no local de trabalho – a diversidade como alavanca de performance – reafirma a relevância universal do VÍNCULO ENTRE DIVERSIDADE E PERFORMANCE FINANCEIRA SUPERIOR. Mediu não apenas a lucratividade, mas também a criação de valor (ou lucro econômico) no longo prazo, além de examinar a diversidade em diferentes níveis da organização, estender o que se entende por diversidade (para além do gênero e das etnias) E OFERECER INSIGHTS SOBRE AS MELHORES PRÁTICAS.
Mas é importante lembrar que ter profissionais diversos na equipe não é o suficiente, a inclusão deve ser genuína, fazer parte da cultura e resultar em produtividade e soluções diferenciadas para os desafios do negócio.
Esse desafio já bateu na porta dos líderes de recursos humanos há algum tempo.
Construir conexões pessoas-pessoas e pessoas-máquinas é a realidade. Para isso, as empresas devem se preocupar não somente em investir em tecnologia, mas também em um ambiente pautado por valores conjugados (empresa e pessoas) e que fortaleça essa realidade, a fim de atrair e reter os seus talentos.
Aquelas que ficarem alheias a esse contexto não perderão somente seus melhores profissionais, perderão também mercado.
A reputação das empresas não é restrita ao seu produto, mas ao ambiente de trabalho e a experiência vivida pelo profissional, que deve ser o mote do Employer Branding.
Assim concluo: a diversidade cria espaço e estimula a inovação, além de ser pauta social, também gera vantagem competitiva e um grande impacto de imagem para a empresa.Percebeu como uma cultura de inovação depende, antes de tudo, das pessoas?
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