Hoje em dia, a tecnologia está totalmente integrada à nossa vida diária. Inclusive o Big Data e a Inteligência Artificial, que estão se tornando cada vez mais importantes para o mundo dos negócios.
E como elas vem mudando a maneira como as empresas trabalham, é essencial entender como aplicá-las no planejamento estratégico. Quando usadas do jeito certo, essas tecnologias podem realmente ajudar a manter o seu negócio no jogo.
Antes de tudo: o que são Big Data e Inteligência Artificial?
Falamos que Big Data e Inteligência Artificial são dois dos protagonistas da era digital. Mas você sabe explicar o que esses dois termos significam?
O Big Data
Toda e qualquer interação com uma tecnologia gera algum dado. O Big Data surge surge como ferramenta para as empresas descobrirem padrões entre essa quantidade gigantesca de informações e usá-las para tomar boas decisões de negócio.
O Big Data tem cinco características principais, os chamados “5 Vs”:
- Volume: uma quantidade de informações só poderá ser Big Data se atingir determinada quantidade
- Velocidade: depende também da rapidez com que esses dados são gerados, que é calculada em tempo real
- Variedade: as informações podem ser de diversos tipos – por exemplo: textos, imagens e áudios -, além de poderem ser do tipo estruturado (que pode ser organizado em planilhas ou bancos de dados) ou não estruturado (que é incapaz de ser colocado em tabelas, como vídeos)
- Veracidade: a qualidade e utilidade das informações
- Valor: o tratamento do Big Data só é justificável se puder gerar valor
A inteligência artificial
Outra tecnologia que agora faz parte do nosso dia a dia é a Inteligência Artificial. Ela já se faz presente nas assistentes virtuais, nas redes sociais, mecanismos de identificação facial e no famoso ChatGPT.
De modo geral, a IA é a capacidade de máquinas tem de imitar humanos para realizar tarefas e tomar decisões a partir de uma base de dados – daí a conexão com o Big Data.
Ela também vai evoluindo conforme é alimentada com novas informações, melhorando sua capacidade de atender as necessidades das empresas e das pessoas.
E como o Big Data e a Inteligência Artificial afetam o planejamento estratégico?
Uma vez que essas duas tecnologias mudam a forma que as pessoas agem, impactam também a atuação das empresas no mercado, inclusive ajudando a otimizar e a organizar algumas etapas importantes do planejamento estratégico.
Por exemplo:
Conquistar informações mais rápidas e precisas
Através do Big Data, as empresas conseguem captar informações de várias fontes, o que garante uma visão completa sobre os clientes e o mercado. E estamos falando de um volume de dados muito maior do que a capacidade humana de análise.
Na sequência, a Inteligência Artificial, fazendo análises e apresentações desses dados, pode criar conexões entre as informações, identificar padrões e gerar insights para a tomada de decisão.
Por isso, combinar essas duas tecnologias ajuda o negócio a se planejar e agir conforme dados concretos e análises de alta qualidade.
Ficar por dentro das tendências do mercado
Um dos aspectos da Inteligência Artificial é o Machine Learning, que é quando o sistema vai aprimorando as suas análises com o tempo.
Isso permite que ela compare padrões que já conhece e consiga prever comportamentos. Essa base de dados construída ao longo do tempo é muito útil para entender como o mercado, o consumidor e a própria tecnologia vão reagir a certas decisões tomadas pelo negócio.
O que é muito importante para uma empresa, já que ela precisa saber o que esperar do futuro.
Assim, ele pode se preparar para movimentos positivos e negativos e ter uma ideia melhor sobre quais passos são os mais indicados para o crescimento do negócio.
Melhorar a experiência do cliente
Também combinando Big Data e Inteligência Artificial, as empresas conseguem criar produtos e serviços mais personalizados.
Isso porque, com base no banco de dados e na identificação de padrões que já comentamos, é mais fácil ter certeza do que atrai o público, criar produtos que atendem essas expectativas e estimular as pessoas a escolherem a sua marca, e não as outras opções do mercado.
Automatizar processos
A Inteligência Artificial consegue agilizar muitas etapas do planejamento estratégico.
Como, por exemplo:
- Análise interna e de mercado
- Definição da missão, visão e valores
- Comunicar a estratégia para o negócio
Assim, a empresa consegue tirar o planejamento do papel com muito mais rapidez e focar na execução e no acompanhamento dos resultados.
Gerenciar riscos
Uma das partes mais importantes do planejamento estratégico é saber identificar e superar os riscos para o negócio.
Com uma base de dados completa e a ajuda da inteligência artificial, esse mapeamento de ameaças e soluções é muito mais rápido e eficaz.
Além disso, a combinação entre as duas é importante para fazer uma gestão de riscos preventiva, já que essas tecnologias conseguem encontrar e até corrigir algumas ameaças antes que elas virem uma bola de neve na empresa.
Na prática, ferramentas como Big Data e a Inteligência Artificial, por agilizarem processos e proporcionarem mais segurança nas decisões, são partes essenciais de um planejamento estratégico moderno.
Mas o pulo do gato mesmo para conseguir fazer um planejamento estratégico atual e eficaz a Conquer te conta a seguir:
Conheça a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios
Conquiste seu espaço no mercado. Desenvolva estratégias que vão elevar os diferenciais competitivos e potencializar o crescimento do seu negócio.
Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .
Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.
Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.