Qual é o melhor estilo de gestão estratégica para o seu negócio?

A gestão estratégica é um conjunto de técnicas, ferramentas e práticas usadas para garantir decisões mais acertadas nas empresas. A implementação começa com uma análise dos processos para identificar problemas, […]
15 set, 2023
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A gestão estratégica é um conjunto de técnicas, ferramentas e práticas usadas para garantir decisões mais acertadas nas empresas.

A implementação começa com uma análise dos processos para identificar problemas, definir prioridades e planejar as melhorias necessárias. Isso faz da gestão estratégica algo essencial para o sucesso do negócio, o guiando em curto, médio e longo prazo.

No artigo de hoje, vamos explorar alguns estilos de gestão estratégica e ver qual deles pode trazer mais vantagens para o seu negócio. Boa leitura!

Gestão Estratégica de Custos (GEC)

Um dos principais tipos de gestão estratégica que existem é voltada ao setor financeiro e serve para melhorar e aperfeiçoar os processos de criação de valor.

A Gestão Estratégica de Custos (GEC) ajuda na formulação de planos estratégicos para diminuir os custos de operações e aumentar a lucratividade.

Para que isso seja viável, a gestão da empresa deve avaliar toda sua cadeia de produção, tomar conhecimento de todos os processos que fazem parte dela e compreender como cada um deles funciona.

A partir disso, é preciso tomar medidas que levem a um equilíbrio ideal entre economia e produtividade.

Quando implementada de maneira adequada, a GEC prepara a sua empresa para administrar custos e tornar os meios produtivos mais eficientes, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Esse estilo de gestão estratégica é composto, basicamente, por três etapas centrais: a formulação da estratégia, a implementação da mesma e o controle estratégico. Para realizar um gerenciamento de custos eficiente, é preciso mobilizar o setor contábil e financeiro da empresa para apoiar todo o processo.

Além disso, é importante ter conhecimento sobre os tipos de custos do projeto ou negócio, que podem ser divididos em 4 categorias comuns:

  • Custos fixos: permanecem invariáveis em função do volume produtivo;
  • Custos variáveis: dependem do volume de produção ou da prestação de serviço;
  • Custos diretos: aqueles que podem ser identificados facilmente no produto (mão de obra, materiais, insumos etc.);
  • Custos indiretos: não podem ser apreendidos diretamente nos produtos ou serviços.

Além dos tipos mais comuns de custos dentro de uma organização, há também outros conceitos que estão ligados às finanças de uma empresa.

Os gastos, por exemplo, são transações financeiras com as quais as empresas precisam se responsabilizar para obter bens e serviços, incluindo, além dos custos, as despesas, investimentos, desperdícios, desembolsos e perdas.

Aplicando estratégia em Recursos Humanos

Outro tipo de gestão estratégica que pode ser implementada em sua empresa é a de Recursos Humanos, com o objetivo de otimizar processos do setor, utilizando metodologias e tecnologias bem consolidadas. 

Esse é o processo por meio do qual os gestores de uma empresa definem os componentes do gerenciamento de recursos humanos para que sejam consistentes entre si, com os outros elementos da estrutura organizacional e com a estratégia e os objetivos da empresa. 

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Etapas como o recrutamento e a seleção de pessoas, por exemplo, são elaboradas a partir de estratégias que visam realizar contratações com mais eficiência e facilitar o trabalho do departamento de recursos humanos.

Para isso, podem ser utilizados sites que filtram os melhores candidatos para determinada vaga e entrevistas semiestruturadas para garantir um processo padronizado.

Além disso, o gerenciamento de recursos humanos também pode envolver o uso de outras técnicas, como para promoção e recompensa de colaboradores, técnicas estruturais e técnicas culturais (como construir e manter uma cultura organizacional de alto desempenho, por exemplo).

Com uma boa gestão estratégica de recursos humanos, sua empresa terá condições de otimizar os quatro elementos fundamentais da vantagem competitiva, que são a eficiência, a qualidade, a inovação e o tempo de resposta aos clientes.

Na prática, essa forma de gestão é focada principalmente em metodologias e habilidades dos colaboradores que fazem parte da empresa. Esse é o fator que mais contribui para a construção de uma relação de confiança com suas equipes, possibilitando avaliar se elas se sentem seguras e confortáveis no ambiente de trabalho. 

Para avaliar esses aspectos, é possível aplicar pesquisas de clima organizacional, que podem ser preenchidas pelos próprios colaboradores, gerando feedbacks para a empresa.

Gestão Estratégica da Informação

Mais um estilo de gestão estratégica que pode ser implementada em sua empresa envolve a aquisição, o processamento, o armazenamento, a identificação e a publicação de dados internos e externos da empresa. Estamos falando da Gestão Estratégica da Informação.

Problemas relacionados a esse aspecto são muito comuns nas empresas, já que muitas delas não possuem o conhecimento adequado sobre armazenamento e gestão das informações. Isso gera dificuldades complexas relacionadas ao volume de dados e o seu gerenciamento

Entre as maiores barreiras enfrentadas pelas organizações relacionadas a esse assunto estão:

  • A dificuldade em definir quais dados são prioritários e a quem eles devem ser direcionados;
  • Qual é o melhor método para armazená-los de forma segura;
  • Como viabilizar o acesso para determinados públicos;
  • Como realizar a gestão do ciclo da informação corporativa.

Muitos desses problemas são decorrentes da sobrecarga de informações e evidencia a necessidade de trabalhar com dados e informações de maneira organizada e segura, através de uma Gestão Estratégica da Informação. 

Gerir os dados de uma empresa envolve considerar as metodologias utilizadas para que eles sejam armazenados (física ou digitalmente) ou eliminados.

É preciso desenvolver um plano de ação voltado à facilidade da leitura e do encontro das informações da empresa, tanto por parte do público interno quanto por parte de investidores e consumidores do produto ou serviço.

O principal objetivo desse tipo de gestão estratégica é garantir que todos os dados sejam armazenados com segurança e catalogados, otimizando o processo. Assim, podem ser encontrados com facilidade, sem o risco de problemas de integridade com a informação.

O primeiro passo para implementar a Gestão Estratégica de Informação em sua empresa é compreender os níveis de informação que são necessários para garantir o funcionamento produtivo da organização.

Em geral, as empresas costumam utilizar os níveis operacional, tático e estratégico. 

No nível operacional, constam informações mais detalhadas, organizadas e de fácil acesso. São parte do sistema interno da empresa, e geralmente estão relacionadas aos processos da organização.

No nível tático são armazenadas informações oriundas de fontes internas e externas (como informações sobre concorrentes e comportamento do mercado, por exemplo).

Esses dados precisam ser detalhados, porém, filtrados de forma que possam ser interpretados e ajudem o líder a tomar decisões e maximizar os resultados da equipe.  

Já o nível estratégico demanda informações que auxiliam na definição de objetivos do planejamento estratégico e na elaboração das políticas gerais da empresa. São dados de fontes externas como de outros níveis hierárquicos, como os gerenciais.

Planejar e executar os diferentes estilos de Gestão Estratégica pode ser uma tarefa complexa, que exige assertividade e conhecimento sólido, já que determinados erros podem aumentar os riscos e levar à perda de competitividade e de lucros.

Sendo assim, fazer uma capacitação é fundamental.

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