O impacto do Big Data e da Inteligência Artificial no planejamento estratégico

Hoje em dia, a tecnologia está totalmente integrada à nossa vida diária. Inclusive o Big Data e a Inteligência Artificial, que estão se tornando cada vez mais importantes para o […]
03 out, 2023

Hoje em dia, a tecnologia está totalmente integrada à nossa vida diária. Inclusive o Big Data e a Inteligência Artificial, que estão se tornando cada vez mais importantes para o mundo dos negócios.

E como elas vem mudando a maneira como as empresas trabalham, é essencial entender como aplicá-las no planejamento estratégico. Quando usadas do jeito certo, essas tecnologias podem realmente ajudar a manter o seu negócio no jogo.

Antes de tudo: o que são Big Data e Inteligência Artificial?

Falamos que Big Data e Inteligência Artificial são dois dos protagonistas da era digital. Mas você sabe explicar o que esses dois termos significam?

O Big Data

Toda e qualquer interação com uma tecnologia gera algum dado. O Big Data surge surge como ferramenta para as empresas descobrirem padrões entre essa quantidade gigantesca de informações e usá-las para tomar boas decisões de negócio.

O Big Data tem cinco características principais, os chamados “5 Vs”:

• Volume: uma quantidade de informações só poderá ser Big Data se atingir determinada quantidade

• Velocidade: depende também da rapidez com que esses dados são gerados, que é calculada em tempo real

• Variedade: as informações podem ser de diversos tipos – por exemplo: textos, imagens e áudios -, além de poderem ser do tipo estruturado (que pode ser organizado em planilhas ou bancos de dados) ou não estruturado (que é incapaz de ser colocado em tabelas, como vídeos)

• Veracidade: a qualidade e utilidade das informações

• Valor: o tratamento do Big Data só é justificável se puder gerar valor

A inteligência artificial

Outra tecnologia que agora faz parte do nosso dia a dia é a Inteligência Artificial. Ela já se faz presente nas assistentes virtuais, nas redes sociais, mecanismos de identificação facial e no famoso ChatGPT.

De modo geral, a IA é a capacidade de máquinas tem de imitar humanos para realizar tarefas e tomar decisões a partir de uma base de dados – daí a conexão com o Big Data.

Ela também vai evoluindo conforme é alimentada com novas informações, melhorando sua capacidade de atender as necessidades das empresas e das pessoas.

E como o Big Data e a Inteligência Artificial afetam o planejamento estratégico?

Uma vez que essas duas tecnologias mudam a forma que as pessoas agem, impactam também a atuação das empresas no mercado, inclusive ajudando a otimizar e a organizar algumas etapas importantes do planejamento estratégico.

Por exemplo:

Conquistar informações mais rápidas e precisas

Através do Big Data, as empresas conseguem captar informações de várias fontes, o que garante uma visão completa sobre os clientes e o mercado. E estamos falando de um volume de dados muito maior do que a capacidade humana de análise.

Na sequência, a Inteligência Artificial, fazendo análises e apresentações desses dados, pode criar conexões entre as informações, identificar padrões e gerar insights para a tomada de decisão.

Por isso, combinar essas duas tecnologias ajuda o negócio a se planejar e agir conforme dados concretos e análises de alta qualidade.

Raias de corrida mostrando a rapidez com que os dados chegam por meio do Big Data e da Inteligência Artificial.

Ficar por dentro das tendências do mercado

Um dos aspectos da Inteligência Artificial é o Machine Learning, que é quando o sistema vai aprimorando as suas análises com o tempo.

Isso permite que ela compare padrões que já conhece e consiga prever comportamentos. Essa base de dados construída ao longo do tempo é muito útil para entender como o mercado, o consumidor e a própria tecnologia vão reagir a certas decisões tomadas pelo negócio.

O que é muito importante para uma empresa, já que ela precisa saber o que esperar do futuro.

Assim, ele pode se preparar para movimentos positivos e negativos e ter uma ideia melhor sobre quais passos são os mais indicados para o crescimento do negócio.

Melhorar a experiência do cliente

Também combinando Big Data e Inteligência Artificial, as empresas conseguem criar produtos e serviços mais personalizados.

Isso porque, com base no banco de dados e na identificação de padrões que já comentamos, é mais fácil ter certeza do que atrai o público, criar produtos que atendem essas expectativas e estimular as pessoas a escolherem a sua marca, e não as outras opções do mercado.

Automatizar processos

A Inteligência Artificial consegue agilizar muitas etapas do planejamento estratégico.

Como, por exemplo:

• Análise interna e de mercado
  • Definição da missão, visão e valores
  • Comunicar a estratégia para o negócio

Assim, a empresa consegue tirar o planejamento do papel com muito mais rapidez e focar na execução e no acompanhamento dos resultados.

Gerenciar riscos

Uma das partes mais importantes do planejamento estratégico é saber identificar e superar os riscos para o negócio.

Com uma base de dados completa e a ajuda da inteligência artificial, esse mapeamento de ameaças e soluções é muito mais rápido e eficaz.

Além disso, a combinação entre as duas é importante para fazer uma gestão de riscos preventiva, já que essas tecnologias conseguem encontrar e até corrigir algumas ameaças antes que elas virem uma bola de neve na empresa.

Na prática, ferramentas como Big Data e a Inteligência Artificial, por agilizarem processos e proporcionarem mais segurança nas decisões, são partes essenciais de um planejamento estratégico moderno.

Mas o pulo do gato mesmo para conseguir fazer um planejamento estratégico atual e eficaz a Conquer te conta a seguir:

Conheça a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios

Conquiste seu espaço no mercado. Desenvolva estratégias que vão elevar os diferenciais competitivos e potencializar o crescimento do seu negócio.

Negócios