Desvendando os segredos do branding: como criar uma marca de sucesso

Uma forma de fazer sua marca se destacar no mercado é construir uma identidade genuína e que gere conexão, e isso é o que chamamos de Branding. Mas, na prática, […]
13 out, 2023

Mas, na prática, como criar uma marca de sucesso? Neste post, vamos desvendar os segredos do Branding e entender o que é preciso para fazer sua empresa ficar na memória do seu público.

O que é Branding?

De forma geral, Branding é o conjunto de ações necessárias para construir e gerir a sua marca. Ele não está relacionado apenas a identidade visual dela, mas também aos seus valores e à sua percepção.

Essa estratégia de gestão se fez ainda mais necessária com as redes sociais, uma vez que a busca por audiência frente à concorrência obriga as marcas a se destacarem e serem originais.

Assim, para garantir um Branding autêntico e eficaz, é preciso conhecer a empresa e saber o que se deseja alcançar com ela.

Mais do que apenas a sua aparência, o consumidor precisa saber os ideais e os diferenciais da marca que está consumindo, concorda?

Então, podemos dizer que o Branding reflete a importância do planejamento da marca.

Pessoa desenvolvendo a estética do Branding de uma marca.

Os elementos do Branding

Já definimos que o Branding não é composto apenas por elementos visuais, mas também por outras questões de identidade da marca – que também são importantes.

Vamos entender como cada uma se aplica?

O nome da sua marca

Parece simples e óbvio, mas o nome da sua marca deve ser capaz de gerar uma reação no consumidor ao ser escutado e, por isso, é o elemento inicial.

Ele precisa ser memorável e único, e, mais importante, deve refletir o que a sua empresa representa, o que ela oferece e a sua personalidade.

O logo

Entrando na questão da identidade visual, sua marca precisa ter um logotipo marcante.

Isso porque, quando estampado nos produtos e nos posts das redes sociais, ele pode criar uma rápida identificação nos clientes.

Mesmo que o logotipo não carregue o nome da marca escrito, quando bem construído, os consumidores conseguirão reconhecer o design e se lembrarão dela.

O slogan

Um slogan nada mais é do que uma frase curta que representa o objetivo da marca, ou seja, a sensação que ela quer passar. Esse pequeno texto é como um cartão de visita verbal da sua marca, capturando sua essência e propósito de maneira simples.

A escolha da paleta de cores

A escolha de cores para a identificação do seu produto é um fator pilar no desenvolvimento do Branding. Isso porque estará presente não apenas nas embalagens, se houver, mas também em anúncios e, principalmente, nas redes sociais.

Celular com feed do Instagram mostrando a importância do Branding no desenvolvimento da estética de sua marca.

Dessa forma, o desenvolvimento da estética da sua marca é importante por destacá-la e mostrar consistência. Além disso, as cores também influenciam diretamente na forma como o cliente percebe o seu produto.

O que a sua marca deseja transmitir

Ja definimos os elementos visuais da marca, mas um Branding bem executado também precisa ser capaz de transmitir sentimentos para o consumidor.

Ou seja, ela precisa ser humanizada e se aproximar do público.

A empresa também deve definir quais são as características que gostaria de transmitir. Por exemplo, qual é a personalidade da sua marca? Ela é inovadora, acolhedora, séria, descontraída?

Outro ponto importante é mostrar para o cliente em que a marca acredita, quais são as suas preocupações. Ao mesmo tempo, ela deve ser verdadeira e capaz de cumprir suas propostas.

Qual é a importância do Branding?

Existem várias razões para o desenvolvimento de um Branding ser fundamental para o crescimento de sua marca.

Um branding consistente e bem desenvolvido torna a sua marca autêntica. Como resultado, o público consegue reconhecer facilmente o seu logotipo, as cores e o slogan.

Isso estabelece um senso de familiaridade, fazendo com que os clientes associem o produto à sua empresa.

Quando o cliente consegue lembrar do que você oferece, é mais provável que ele escolha o seu produto na hora de comprar ou até mesmo o indique para outras pessoas.

Isso acaba gerando uma ligação de fidelidade entre o consumidor e a marca, e dá pra fortalecer ainda mais essa conexão com um relacionamento bem construído nas redes sociais.

Mas isso tudo só acontece se todos os elementos do Branding estiverem alinhados e fizerem sentido juntos, permitindo que o público crie memórias e associações.

Além disso, um Branding bem feito traz não só vantagens estéticas, mas também constrói uma imagem profissional para a empresa.

Como mencionado antes, definir a identidade de uma marca não é um processo simples, envolve várias etapas. Então, quando a empresa se destaca nesse aspecto, está mostrando sua confiabilidade.

O que é necessário para desenvolver o Branding?

Para que sua empresa crie uma identidade de marca que realmente funcione, é crucial entender quem é o seu público. Ao compreender quem são seus clientes, o que acreditam e o que procuram no seu produto, você pode usar o Branding para conquistá-los.

Nesse contexto, a ideia de personalização é uma excelente maneira de fazer sua marca ser conhecida.

Mas esteja atento: uma vez que a sua empresa cria a própria identidade, não é necessariamente o fim do processo de Branding.

Considerando que o mercado vive em um desenvolvimento constante, com novos desafios e tendências chegando, é necessário estar atento a eles, garantindo a manutenção da marca.

É importante estar sempre atento e disposto a fazer mudanças no modelo já estabelecido, buscando sempre os melhores resultados e, principalmente, querer inovar.

Conheça a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios

Conquiste seu espaço no mercado. Desenvolva estratégias que vão elevar os diferenciais competitivos e potencializar o crescimento do seu negócio.

Hard Skills