Qual a diferença entre graduação e pós-graduação?

A preparação para o mercado de trabalho exige dedicação a um período de estudos. Depois de passar pela educação básica e pelo ensino médio, vem o ensino superior, composto pela […]
01 jun, 2023
Reading time 10 minutos de leitura

A preparação para o mercado de trabalho exige dedicação a um período de estudos. Depois de passar pela educação básica e pelo ensino médio, vem o ensino superior, composto pela graduação e pós-graduação .

É fato que investir no ensino superior possibilita a conquista de melhores oportunidades, cargos e salários. Mas com tantas opções disponíveis, é comum que surjam algumas dúvidas, como a diferença entre graduação e pós-graduação, por exemplo.

Em suma, para realizar uma pós-graduação, é preciso primeiro ter concluído a graduação, a qual, por sua vez, demanda a conclusão do ensino médio. Ainda não ficou claro? Abaixo, iremos explorar esse assunto com mais detalhes.

Graduação e Pós-Graduação: qual a diferença?

Tanto a graduação quanto a pós-graduação se tratam de programas de aperfeiçoamento profissional, realizados principalmente com o intuito de obter melhores oportunidades de trabalho. 

Oferecemos as melhores opções em pós-graduação para dar aquele UP na sua carreira e te tornar um profissional cada vez mais competitivo no mercado!

A graduação é a porta de entrada para o ensino superior, uma opção muito desejada tanto por estudantes que acabaram de concluir o ensino médio quanto por pessoas que já se formaram há algum tempo e sonham em obter um diploma valorizado no mercado de trabalho. 

De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação), os cursos de graduação devem ter carga horária mínima de 2.400 horas, o equivalente a 3 ou 4 anos. Esses cursos podem chegar a ter até 7.200 horas, totalizando 6 anos.

Os cursos de graduação introduzem os conceitos básicos de uma área de formação, visando construir uma base essencial de conhecimento e apresentar as diferentes possibilidades para uma especialização no futuro. Essa expectativa só pode ser atendida por meio de cursos de pós-graduação. 

A pós-graduação (que, como o próprio nome já sugere, é realizada após a conclusão de um curso de graduação) consiste em um aprofundamento especializado dentro da área de formação.

Esse enfoque mais direcionado possibilita que o aluno adquira competências teóricas e técnicas para a atuação qualificada no mercado de trabalho.

A carga horária do curso de pós-graduação varia de acordo com cada programa. Especializações devem ter pelo menos 360 horas, resultando em cursos que podem durar de 6 meses a 2 anos.

O mestrado tem, no mínimo, 720 horas, podendo ser cursado em um período de 2 a 4 anos. O doutorado, por sua vez, tem a partir de 1.200 horas, resultando em cursos que podem até 5 anos.

Sendo assim, muitos estudantes, ao concluir um curso de graduação, optam por dar continuidade ao seu ensino por meio de uma pós-graduação, que, quando concluída, pode resultar no título de especialista, mestre ou doutor. Veremos mais detalhes sobre isso em um outro momento deste artigo. A seguir, confira os tipos de graduação. 

Quais os tipos de graduação? 

A graduação é uma formação de ensino superior, obtida em instituições de ensino como faculdades, centros universitários e universidades. Ao final do curso de graduação, o estudante recebe um diploma que garante sua habilitação para seguir a carreira escolhida.

Algumas profissões exigem a realização de uma prova ou registro para que possam ser exercidas plenamente, como é o caso dos advogados, engenheiros e médicos.

No Brasil, há 3 modalidades de curso superior: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Escolha a melhor escola para te qualificar para o mercado de trabalho
Escolha a melhor escola para te qualificar para o mercado de trabalho

O bacharelado é o mais tradicional entre os cursos de graduação, envolvendo áreas do conhecimento de forma mais generalista, como Direito, Medicina, Engenharia, Comunicação Social, Ciências Contábeis, Psicologia, e muitas outras.

Os cursos de bacharelado possuem duração de 4 a 6 anos, e oferecem uma formação abrangente sobre determinada área, tanto em relação à base teórica quanto às habilidades práticas.

Após sua graduação como bacharel, o aluno pode atuar na área escolhida e se especializar em algum ramo dentro da área que escolheu ou pretende atuar.

As especializações são muito procuradas por profissionais que desejam ocupar posições específicas no mercado de trabalho. Um bacharel em direito pode querer se especializar em direito tributário, por exemplo.

A licenciatura é outra modalidade de curso superior, procurada principalmente para quem deseja se formar como professor e dar aula nas redes pública e privada do ensino básico (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Alguns dos campos de conhecimento contemplados pela licenciatura são Letras, Matemática, História, Geografia e Ciências Biológicas.

Os cursos têm duração de até 4 anos, e possuem matérias comuns entre si, como aulas de Didática, por exemplo, focadas em tratar sobre metodologias de ensino. O foco é trazer o dia a dia da sala de aula para a realidade do estudante, para que possa se preparar para o futuro depois de formado.

Sendo assim, a licenciatura é o caminho para quem deseja ser professor até o ensino médio (para professores do ensino superior, a pós-graduação é geralmente um pré-requisito). 

Se tornaram muito comuns, especialmente para algumas áreas, como segmentos da administração e tecnologia da informação.

Como também são de nível superior, diferem dos cursos técnicos (que são de nível médio). Esses cursos são mais focados em áreas específicas dos campos de conhecimento, com formações como Logística, Marketing, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Comercial, Secretariado, entre outros.

Independente da categoria escolhida, para iniciar os estudos na graduação é preciso, geralmente, seguir o processo seletivo da instituição de ensino, que consiste em uma ou mais provas de vestibular (que podem ser desenvolvidas e aplicadas pela própria instituição ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM). Nessas provas, são avaliados os conhecimentos dos candidatos em relação às disciplinas do ensino básico. 

Ao concluir o curso de graduação, o aluno pode obter o título de bacharel, licenciado ou tecnólogo, de acordo com a categoria que optar seguir. Também é possível dar continuidade à formação, investindo em uma pós-graduação. Para saber como essa etapa funciona, veja o próximo tópico.

Quais os tipos de pós-graduação?

Assim como a graduação, a pós-graduação também é uma formação de nível superior, que só pode ser cursada após a obtenção do título de bacharel, licenciado ou tecnólogo.

Sendo assim, para ingressar em um curso de pós-graduação, seja ele qual for, o candidato precisa apresentar o diploma da graduação e atender aos demais requisitos específicos da instituição de ensino em questão.

Fazer uma pós-graduação depois da faculdade não é algo obrigatório, mas certamente confere mais conhecimento e peso ao seu currículo profissional e/ou acadêmico.

Afinal, é na pós-graduação que você terá a oportunidade de escolher em qual área deseja se especializar. Há diversas opções, e a pós-graduação é dividida em duas categorias: lato sensu e stricto sensu. 

A pós-graduação do tipo lato sensu corresponde aos cursos de especialização, MBA (Master Business Administration) e residência.

Ou seja, envolve cursos mais práticos, voltados para o mercado de trabalho, com tempo de duração que varia entre 6 meses a 2 anos. Ao final do curso, o aluno ganha um certificado. 

Já a pós-graduação da modalidade stricto sensu inclui os programas de mestrado e doutorado. São cursos voltados para a realização de pesquisas e desenvolvimento da vida acadêmica, caso o profissional queira dar aulas em faculdades.

Sua duração costuma ser de 2 a 5 anos, na qual o aluno precisa elaborar uma tese, que, ao final do curso, será defendida perante uma banca examinadora.

Características que um profissional deve ter para se tornar competitivo no mercado.
Características que um profissional deve ter para se tornar competitivo no mercado.

Uma vez aprovado por essa banca, o aluno se tornará mestre ou doutor, recebendo um diploma com essa titulação. O doutorado só pode ser realizado após o aluno ter recebido o título de mestre.

Ainda em dúvida se vale realmente a pena investir em formações de nível superior? Então confira o tópico a seguir para saber mais! 

Por que é tão importante investir em graduação e pós-graduação?

Independente do tipo de pós-graduação escolhido, sua importância se dá pela amplitude de possibilidades que ela oferece.

Ao investir em uma das modalidades aqui descritas, você terá a oportunidade de se desenvolver em um campo específico do saber, aumentar seu nível de autoridade sobre os assuntos envolvidos e se tornar prioridade ao ser considerado para uma vaga de emprego, ou até mesmo ao concorrer por um cargo de liderança. Veja mais informações a seguir. 

Mais oportunidades de emprego

Fazer um curso de nível superior pode ser determinante para encontrar uma vaga no mercado de trabalho. Tanto a graduação quanto a pós fornecem bases sólidas de conhecimento em uma determinada área e também desenvolvem habilidades que são altamente valorizadas nos profissionais.

Essa vantagem competitiva é certamente o principal benefício que o investimento em graduação e pós-graduação pode trazer. Muitas empresas inclusive colocam a formação em nível superior como um dos requisitos para os candidatos às suas vagas de emprego. 

Maiores salários

Assim como contribui com o acesso a mais oportunidades de emprego, ter uma formação de nível superior também ajuda a ter uma melhor remuneração.

Para quem tem uma pós-graduação, as oportunidades são ainda melhores: estima-se que, nesses casos, o salário pode ser 150% maior. O investimento nesses cursos pode causar um grande impacto na remuneração. 

Isso acontece porque esses níveis de educação aumentam a competitividade no mercado de trabalho, destacando o profissional como um candidato qualificado. Além disso, o conhecimento especializado adquirido durante esses cursos permite o desenvolvimento de habilidades valiosas.

Os empregadores valorizam a educação formal e reconhecem a expertise adquirida, o que resulta em melhores remunerações para profissionais qualificados.

Maior conhecimento

Tanto a graduação quanto a pós-graduação têm um impacto significativo no repertório de conhecimento dos indivíduos. Essa jornada educacional fornece uma base para que possam abordar desafios e tomar decisões melhor fundamentadas em suas carreiras.

Eles adquirem uma compreensão aprofundada dos princípios e teorias subjacentes em sua área de estudo, bem como a capacidade de aplicar esse conhecimento em contextos práticos.

Não se deve apenas estudar por estudar. Veja como dedicar o tempo correto e aproveitar ao máximo seus esforços para alcançar seus objetivos.

Além disso, a graduação e a pós-graduação também desenvolvem habilidades críticas, como pensamento analítico, resolução de problemas, habilidades de pesquisa e comunicação eficaz.

São aspectos essenciais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual, permitindo que os graduados se adaptem a novas situações, tomem decisões embasadas e se destaquem em suas áreas profissionais.

Em processos seletivos para vagas de emprego, o conhecimento técnico é muito importante. Um estudo adicional conta pontos a mais e pode ser determinante para que uma empresa escolha quem fará parte da sua equipe de colaboradores.

Os profissionais que desejam alcançar as melhores oportunidades dentro de sua carreira devem estar dispostos a se especializar. Investir em uma graduação ou pós-graduação não é uma tarefa fácil, é verdade, já que isso leva tempo e requer esforços.

No entanto, com a concorrência cada vez maior no mercado de trabalho, é de suma importância tornar seu currículo mais atraente para as empresas. 

Aqui na Conquer nós oferecemos uma grande diversidade de cursos de pós-graduação que vão te ajudar a alcançar o seu melhor potencial e se tornar um profissional acima da média. Clique aqui e confira cursos que vão te ajudar a alcançar o próximo nível da sua carreira. 

Conheça a Pós-graduação Conquer

Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .

Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

  • Certificado reconhecido pelo MEC.
  • Metodologia mão na massa.
  • Comece agora e termine em apenas 6 meses.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1

Carreira Negócios