Por que a gestão estratégica é essencial para o crescimento sustentável dos negócios?

Nas últimas décadas, a gestão estratégica se tornou um processo fundamental para o sucesso e o crescimento das empresas. Ela é tão importante porque ajuda os negócios a se adaptarem […]
27 set, 2023
Reading time 5 minutos de leitura

Nas últimas décadas, a gestão estratégica se tornou um processo fundamental para o sucesso e o crescimento das empresas.

Ela é tão importante porque ajuda os negócios a se adaptarem de forma proativa às mudanças do mundo e aproveitarem mais as oportunidades de crescimento.

Além disso, esse método de trabalho é um bom caminho para ter mais integração e coordenação entre áreas da empresa.

Isso porque ao promover a comunicação efetiva, a colaboração e o alinhamento com os objetivos estratégicos, garantimos um bom aproveitamento dos recursos e esforços de todos.

E no contexto atual de um mercado muito competitivo e volátil, a gestão estratégica fica ainda mais crucial. Ela também ajuda as empresas a se anteciparem às mudanças, se adaptarem rapidamente e se manterem relevantes.

Por isso, investir em uma gestão estratégica eficaz é investir no sucesso e na sustentabilidade dos negócios a longo prazo. Continue com a gente pra saber mais sobre ela!

O que é gestão estratégica?

Gestão estratégica é um processo que envolve a formulação, implementação e monitoramento das principais metas e objetivos da empresa, considerando o ambiente interno e externo em que ela opera.

Gestão estratégica se resume a usar seu tempo de forma inteligente
Gestão estratégica se resume a usar seu tempo de forma inteligente

É também um conjunto de atividades para garantir a sobrevivência e o sucesso da empresa, alinhando seus recursos e capacidades com as oportunidades e desafios do mercado.

Adotar a gestão estratégica é, basicamente, definir a direção da organização, estabelecer metas e objetivos claros, desenvolver planos de ação para alcançá-los e acompanhar o desempenho da empresa ao longo do tempo.

Para que ela seja viável, é preciso analisar o ambiente externo (identificando tendências, oportunidades e ameaças), e como avaliar os recursos internos do negócio (como colaboradores, competências, tecnologia e estrutura).

Veja as etapas para tirar a gestão estratégica do papel na sua empresa:

1. Análise do ambiente

O primeiro passo de uma gestão estratégica é olhar para fora. Nesse momento, o foco é identificar:

  • Tendências do mercado que a empresa atua
  • O comportamento dos concorrentes
  • Se há mudanças regulatórias em andamento
  • E outros fatores que possam afetar a organização

Também é igualmente importante observar o ambiente interno da empresa, para identificar o que pode impactar na competitividade dela.

Essa análise combinada ajuda a encontrar pontos fortes e áreas que precisam de melhoria, como em relação a recursos, estrutura e competências dos times.

2. Definição da visão, missão e valores

A etapa seguinte da gestão estratégica é criar ou rever a visão, missão e valores da empresa.

Esses são elementos fundamentais que fornecem uma direção clara e um propósito compartilhado, e orientam a tomada de decisão.

Para começar, a organização deve definir sua visão de longo prazo, que representa a imagem ideal que ela quer alcançar.

Ela precisa ser inspiradora, desafiadora e motivadora, capaz de engajar e unir as pessoas em torno de um objetivo. E passar uma imagem referência clara e positiva do que a empresa quer se tornar no futuro.

Depois, é preciso olhar para a missão: uma definição bem objetiva que define o propósito central dela.

Ela descreve o que a empresa faz, para quem e como faz, e também é uma bússola para guiar as decisões e atividades diárias das equipes.

Pra fechar, temos os valores. Eles são os princípios éticos e crenças que guiam o comportamento e a cultura organizacional. Além das convicções e regras que orientam as ações e decisões de cada colaborador.

3. Estabelecimento de objetivos e metas

Com base nas etapas anteriores, a empresa também consegue estabelecer objetivos estratégicos e metas específicas.

Esses dois são fundamentais porque definem as direções que a organização deve tomar e os resultados que esperam obter a partir delas. Isso ajuda na criação de um planejamento consistente e ações mais focadas.

Os objetivos são mais amplos e voltados para o longo prazo. Eles devem ser desafiadores, mas realistas e alcançáveis.

Já as metas são mais específicas, focadas no curto a médio prazo e buscam gerar aqueles resultados intermediários para atingir os objetivos.

E tanto os objetivos quanto as metas precisam estar alinhados com a visão, a missão e os valores da organização.

4. Formulação e implementação da estratégia

Na sequência, é hora do mão na massa: desenvolver e aplicar as estratégias que guiarão as ações da empresa. É nessa etapa que as decisões são tomadas, o que envolve mapear os planos de ação.

Para montar um bom plano de ação, você precisa considerar:

  • Os recursos disponíveis
  • As responsabilidades de cada envolvido
  • Os prazos por etapa
  • A comunicação clara dos objetivos e metas

Esse último ponto é especialmente importante, porque uma estratégia bem-comunicada e entendida ajuda você a engajar mais as pessoas no plano estratégico.

5. Monitoramento e controle

Depois que a o plano já está em execução, é hora de monitorar o progresso para fazer os ajustes que sempre aparecem ao longo do percurso.

Essa etapa envolve:

  • Acompanhar de perto os indicadores do plano
  • Identificar qualquer desvio em relação aos objetivos
  • Agir para que tudo continue nos trilhos

Esse monitoramento é tão importante quanto qualquer outra etapa da gestão estratégica, já que ajuda a empresa a responder rapidamente a qualquer mudança interna ou externa.

Como a gestão estratégica ajuda no crescimento sustentável?

Como você já deve ter notado, a gestão estratégica desempenha um papel fundamental no crescimento de uma empresa. Vamos recapitular todos os pontos até aqui?

A gestão estratégica ajuda o negócio a:

  • Identificar oportunidades: é pela gestão estratégica que as empresas conseguem identificar tendências de consumo e saber quando criar novos produtos ou expandir para outros mercados.

  • Antecipar ameaças e riscos: estando de olho nos indicadores, também pode se preparar para lidar melhor com mudanças e minimizar os riscos, garantindo mais estabilidade.

  • Ser mais eficiente: como também identifica as fortalezas e fraquezas do negócio, ajuda a direcionar recursos como estrutura e times, para evitar desperdícios.

  • Tomar boas decisões: por fim, reduz as chances das decisões serem tomadas na emoção ou sem estarem baseadas em dados e fatos.

Se você quer investir em ser um profissional craque em gestão estratégica e desejado(a) pelo mercado, a Conquer tem o pulo do gato perfeito pra você!

Conheça a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios

Conquiste seu espaço no mercado. Desenvolva estratégias que vão elevar os diferenciais competitivos e potencializar o crescimento do seu negócio.

Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .

Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

  • Certificado reconhecido pelo MEC.
  • Metodologia mão na massa.
  • Comece agora e termine em apenas 6 meses.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Negócios