A importância da Inteligência Emocional na Gestão de Pessoas

A inteligência emocional se tornou uma habilidade muito valorizada tanto na vida pessoal quanto no trabalho. Segundo a consultoria TalentSmart, a inteligência emocional impacta 58% do desempenho de qualquer profissional.  […]
22 set, 2023
Reading time 8 minutos de leitura

A inteligência emocional se tornou uma habilidade muito valorizada tanto na vida pessoal quanto no trabalho. Segundo a consultoria TalentSmart, a inteligência emocional impacta 58% do desempenho de qualquer profissional. 

Para líderes e gestores, essa habilidade é ainda mais crucial. Afinal, é preciso ter jogo de cintura para lidar com pessoas. E não apenas isso, mas desenvolver inteligência emocional ajuda a enfrentar o estresse e a pressão do dia a dia, além de ser uma mão na roda nos momentos de crise.

Tudo isso comprova o papel importante que a inteligência emocional tem assumido no contexto dos negócios. Bora dar uma olhada nos detalhes sobre esse assunto!

O que é inteligência emocional?

As emoções influenciam a nossa vida como um todo, e no ambiente de trabalho não seria diferente. Apesar do contexto empresarial exigir uma postura profissional, é impossível isolar as emoções e impedir que elas interfiram em nossas atividades e relações diárias, certo?

Por compreenderem isso, os melhores líderes buscam colocar a inteligência emocional em prática em suas iniciativas de gestão, e promover o autoconhecimento e o amadurecimento emocional de seus colaboradores.

Esse conceito se tornou mundialmente conhecido a partir da obra “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman, publicada em 1995. Segundo o autor, esse tipo de inteligência é a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as emoções, tanto as nossas quanto as dos outros.

Envolve a habilidade de lidar de forma adequada com as emoções, controlar impulsos, ter empatia e estabelecer relacionamentos saudáveis com as outras pessoas – sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Ainda segundo o autor, a inteligência emocional seria a principal responsável pelo sucesso ou fracasso dos indivíduos, já que todas as interações (profissionais ou pessoais) envolvem o relacionamento entre as pessoas.

Desenvolver a inteligência emocional é, portanto, muito importante para o sucesso nas relações interpessoais.

Pessoas com alta inteligência emocional geralmente têm maior capacidade de lidar com o estresse, tomam decisões mais assertivas, são mais resilientes, com relacionamentos mais satisfatórios.

Precisa desenvolver a Inteligência Emocional nas equipes?

Quais os benefícios da inteligência emocional?

No contexto da gestão de pessoas, a inteligência emocional ajuda em vários fatores. Veremos a seguir os principais.

Mais clareza para a tomada de decisões

Ao ocupar um cargo de gestão de pessoas, muitas vezes é preciso tomar algumas decisões difíceis e importantes, o que requer habilidades emocionais sólidas, além de competências técnicas.

A capacidade de compreender e gerenciar as emoções, tanto as próprias quanto as dos outros, permite que os líderes ajam de forma mais efetiva ao enfrentar desafios complexos.

A empatia, uma componente-chave da inteligência emocional, é especialmente relevante na tomada de decisões. Ao se colocar no lugar dos colaboradores, um líder pode considerar as implicações emocionais de suas ações e escolhas.

Compreender as preocupações, aspirações e reações emocionais das esquipes permite que as decisões sejam tomadas de forma mais sensível, considerando o impacto que terão nas pessoas e no clima organizacional.

Além disso, o autocontrole emocional é fundamental para evitar respostas impulsivas.

Um líder que possui essa habilidade é capaz de refletir sobre suas próprias emoções, evitar a influência negativa delas em suas decisões e manter-se calmo e equilibrado mesmo diante de situações desafiadoras.

Melhora a capacidade de liderança

Ser um bom líder envolve muito mais do que apenas habilidades técnicas e conhecimento. É preciso ser capaz de inspirar, motivar e influenciar positivamente os membros da equipe.

Nesse sentido, a inteligência emocional também contribui bastante, já que possibilita ter uma compreensão clara de seus pontos fortes e limitações emocionais, para poder agir de maneira mais autêntica.

Inteligência emocional capacita os líderes a ocupar essa posição com mais tranquilidade

10 Frases inspiradoras de Oprah Winfrey:

  1. “Acredite em você mesmo e haverá um dia em que outros não terão outra escolha senão acreditar com você.”
  2. “Desafios são presentes que nos forçam a buscar um novo centro de gravidade. Não lute contra eles. Simplesmente encontre uma maneira diferente de ficar em pé.”
  3. “O verdadeiro sucesso é ter a vida que você quer, então, aproveite-a ao máximo. Se você tem a vida que você quer, você alcançou sucesso.”
  4. “Quando você faz o melhor que pode, e isso não é o suficiente, é hora de fazer mais do que você pode.”
  5. “A maior aventura que você pode embarcar é viver a vida dos seus sonhos.”
  6. “A coisa mais corajosa que você pode fazer é ser verdadeiro consigo mesmo.”
  7. “A verdade é que não importa quem você é, ou onde você veio. A habilidade de triunfar começa com você. Sempre.”
  8. “O que eu sei com certeza é que o que você dá, volta para você.”
  9. “Você recebe na vida o que tem coragem de pedir.”
  10. “Eu confio que tudo acontece por uma razão, mesmo quando não estamos sábios o suficiente para ver.”

Essa habilidade influencia diretamente a maneira como um líder interage com os membros da equipe, facilitando a construção de relacionamentos baseados na confiança, o que é fundamental para o engajamento e o desempenho dos colaboradores.

Ser capaz de manter o controle emocional em situações desafiadoras ou estressantes é fundamental para tomar decisões mais ponderadas, visando beneficiar toda a equipe.

Essa habilidade também contribui para a criação de um ambiente de trabalho positivo e estável, no qual os colaboradores se sintam seguros e confiantes.

Contribui – e muito – na mediação de conflitos

No contexto de gestão de pessoas, também é preciso ter inteligência emocional para saber como lidar com conflitos.

A mediação dessas situações envolve lidar com emoções intensas e perspectivas diferentes. Esse tipo de inteligência fornece as habilidades necessárias para entender, abordar e resolver disputas de forma construtiva. 

Saber como aplicar a inteligência emocional nesse contexto possibilita promover um ambiente de diálogo aberto, respeito mútuo e busca de soluções colaborativas.

Ao praticar a empatia, o líder se esforça para compreender e valorizar as perspectivas, emoções e necessidades de todas as partes envolvidas no conflito.

E é essa compreensão cria um ambiente de diálogo, permitindo que as pessoas se sintam ouvidas e compreendidas. 

Veja maneiras eficientes de se posicionar como líder perante sua equipe

Como desenvolver inteligência emocional na gestão de pessoas?

A inteligência emocional pode ser desenvolvida e melhorada sempre que necessário. Com isso, você pode adotar estratégias para melhorar suas práticas de gestão de pessoas, e ajudar seu time a seguir pelo mesmo caminho. Conheça algumas dessas estratégias.

Incentive a comunicação

Reconhecer a importância de uma boa comunicação e saber como colocá-la em prática é o primeiro passo para desenvolver a inteligência emocional. Muitas vezes, as pessoas evitam conflitos e acabam deixando o diálogo de lado para não correr esse risco.

Esse é justamente um dos principais sinais da ausência de inteligência emocional. Enquanto líder, você precisa ser claro e objetivo com a sua equipe, mesmo que isso possa criar algumas situações desagradáveis.

Por isso, é importante encontrar a melhor forma de se comunicar.

Uma comunicação clara e respeitosa pode ajudar a esclarecer situações e evitar o estresse entre as partes envolvidas, auxiliando as pessoas a lidarem melhor com os problemas.

Além disso, incentivar essa interação também faz com que as pessoas se escutem melhor.

Dê e escute feedbacks

Criar uma cultura de feedback em sua empresa é um passo importante para implementar a inteligência emocional na sua relação com seus colaboradores e até mesmo entre eles.

Mas o feedback não deve ser visto como uma oportunidade de chamar a atenção. Esse é um momento de propor um diálogo construtivo para substituir maus hábitos por práticas mais produtivas a partir dos pontos fortes de cada pessoa. 

A inteligência emocional pode ser usada pra dar aquele empurrãozinho na transformação dos processos da empresa e também para ajudar os colaboradores a crescerem profissionalmente.

Quando a equipe como um todo tem essa habilidade, fica mais fácil lidar com as mudanças e desafios do dia a dia. Isso acaba incentivando um ambiente mais positivo e de apoio mútuo.

– Veja: Como a RecargaPay fortaleceu sua cultura de feedback com a Conquer In Company

Use habilidades sociais

Habilidades sociais envolvem a capacidade que uma pessoa possui para interagir com outras pessoas em diferentes situações.

Envolvem, portanto, a capacidade de se comunicar de forma clara e adequada, demonstrar empatia, resolver conflitos de maneira construtiva, cooperar com os outros, expressar opiniões e sentimentos de forma assertiva e demonstrar respeito pelas outras pessoas.

Como gestor, trabalhar as habilidades sociais envolve fazer com que as equipes adotem suas decisões e sugestões de modo natural, favorecendo a harmonia e a integração.

Saiba como motivar

Saber como manter seus colaboradores motivados e engajados é uma das principais habilidades de um bom líder, mas também é um grande desafio.

Essa habilidade está diretamente relacionada à inteligência emocional e ambas são essenciais para os gestores, pois afetam sua capacidade de se relacionar com as pessoas e influenciar seu desempenho.

Ao compreender as emoções de seus colaboradores e se conectar emocionalmente com eles, a liderança tem mais chances de criar um ambiente de trabalho positivo e estimulante.

Logo, desenvolver ações incentivadoras pode ajudar muito nesse sentido. Estabelecer metas de maneira estratégica, reconhecer o desempenho da equipe e valorizar as iniciativas e ideias são ótimas formas de fazer isso.

Conheça a Pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios

Conquiste seu espaço no mercado. Desenvolva estratégias que vão elevar os diferenciais competitivos e potencializar o crescimento do seu negócio.

Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .

Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

  • Certificado reconhecido pelo MEC.
  • Metodologia mão na massa.
  • Comece agora e termine em apenas 6 meses.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Liderança Recursos Humanos