Como conciliar trabalho e pós-graduação: dicas e estratégias

A rotina de quem trabalha e estuda não é fácil, já que muitas pessoas podem enfrentar dificuldades para conciliar trabalho e pós-graduação ou outra modalidade de estudo que venha a […]
07 jun, 2023
Reading time 10 minutos de leitura

A rotina de quem trabalha e estuda não é fácil, já que muitas pessoas podem enfrentar dificuldades para conciliar trabalho e pós-graduação ou outra modalidade de estudo que venha a agregar no seu currículo. Mas a boa notícia é que esse empenho pode trazer um retorno muito positivo, tanto para sua vida acadêmica quanto em relação às possibilidades profissionais.  

Se você tem vontade de fazer uma pós-graduação para se especializar, mas  tem medo de não dar conta por causa do trabalho, saiba que com organização e dedicação esse desafio se torna mais fácil de ser enfrentado.

Veja a seguir algumas dicas e estratégias para colocar em prática no seu dia a dia e conciliar trabalho e pós-graduação!

Organize seu tempo

Ter uma agenda organizada é essencial para gerenciar suas responsabilidades no trabalho e na pós-graduação. Para isso, identifique quais são os horários do seu dia que podem ser utilizados para se dedicar exclusivamente aos estudos e reserve blocos de tempo regulares para estudar e realizar as tarefas acadêmicas.

Veja como aumentar sua produtividade e administrar melhor seu tempo para conciliar trabalho e pós-graduação.

Para manter sua agenda sempre em dia e conciliar o trabalho com a pós, é interessante fazer planejamentos com antecedência. Crie cronogramas com as datas de entrega de trabalhos, provas e outras atividades acadêmicas importantes, e antecipe-se em relação aos prazos.

Uma boa dica é fazer dois cronogramas: um geral, no qual deverá acrescentar todas as suas atividades e compromissos diários, e também os tempos de descanso; e um cronograma de estudos, para garantir que o tempo dedicado à pós seja bem aproveitado.

O segredo para montar um bom cronograma de estudos é ser realista, analisando as horas disponíveis ao longo da semana que podem ser dedicadas às atividades da pós e tentando tirar delas o melhor proveito possível.

Defina metas claras para cada período de estudo, levando em consideração os conteúdos a serem estudados, as tarefas a serem realizadas e as datas de entrega. 

Outra estratégia é aprender a aproveitar o tempo livre disponível. Com um trabalho em tempo integral e uma pós-graduação para concluir, tente incluir o tempo de estudo em torno da escala de trabalho, como no transporte a caminho do trabalho, ou durante o horário de almoço. 

Dessa forma, você terá um maior controle sobre a sua rotina e poderá se organizar melhor para atingir seus objetivos e evitar conflitos de última hora.

Estabeleça prioridades

Para tirar o melhor proveito possível dessa situação, é fundamental determinar quais são as suas prioridades e se concentrar nelas. Ao investir em uma pós-graduação, é natural querer que ela valha cada centavo e colocá-la em primeiro lugar. 

Isso não significa deixar seu emprego de lado, mas é preciso manter o foco em relação aos estudos. Avalie quais tarefas são urgentes e importantes tanto no trabalho quanto na pós-graduação e comece por elas. 

Coloque prioridades em suas tarefas, assim, você conseguirá conciliar trabalho e pós-graduação

Muitas vezes, será necessário fazer escolhas e abrir mão de algumas atividades menos prioritárias. Se você tem uma prova para a qual precisa estudar ou um trabalho para terminar, evite se comprometer com horas extras no trabalho ou combinar um happy hour com os colegas. 

Nesse momento, seu foco deve estar no seu desenvolvimento! Tenha em mente que esse esforço certamente valerá a pena no seu presente e no futuro. 

Dialogue com sua liderança

Se possível, converse com seu líder sobre a sua intenção de buscar capacitação e fale sobre a importância dessa etapa para o seu desenvolvimento profissional. 

Muitos gestores reconhecem isso como algo que pode ser benéfico para a empresa também, já que quanto mais capacitado for um funcionário, mais produtividade e melhores resultados poderá entregar para a organização.

Essa pode ser uma oportunidade para que seu empregador compartilhe suas próprias experiências em relação ao assunto, e até mesmo auxilie na busca pelos melhores cursos de acordo com os seus objetivos.

Procure estabelecer um diálogo aberto para que ambos possam encontrar formas de conciliar as demandas. Se o seu trabalho permitir, discuta a possibilidade de ter horários de trabalho mais flexíveis para acomodar suas atividades acadêmicas.

Algumas opções que talvez possam ser exploradas são horários alternativos, trabalho remoto ou até mesmo uma redução de carga horária temporária durante a semana de provas. 

Além disso, ao comunicar seu interesse, seu líder pode identificar oportunidades no trabalho onde possa haver uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na pós, abrindo portas para projetos ou responsabilidades que estejam alinhados com sua área de estudo e enriquecendo ainda mais sua experiência profissional.

Busque manter o equilíbrio e cuidar de si mesmo

Não basta cumprir com suas obrigações. É preciso encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho, estudos e vida pessoal, pois conciliar trabalho e pós-graduação pode ser estressante em alguns momentos e levar a uma sobrecarga física e emocional.

Fazer uma pós-graduação é uma forma de investir em si mesmo, o que só terá resultados produtivos se o autocuidado também for uma prioridade. Sendo assim, reserve tempo para descanso, lazer, exercícios físicos e convívio social.

Cuidar de si mesmo é fundamental para manter a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental, o que interfere na disposição, concentração e produtividade, e na capacidade lidar com os desafios do dia a dia.

Busque o equilíbrio entre suas atividades, e faça o melhor que pode para conciliar trabalho e pós-graduação

Também é importante encontrar estratégias eficazes para lidar com o estresse, como praticar técnicas de relaxamento e meditação ou qualquer atividade que ajude a aliviar a tensão.

Reservar um tempo para isso é essencial para recarregar as energias e evitar a exaustão, principalmente em meio a uma rotina atribulada que combina trabalho e estudos.

Isso significa dedicar-se a atividades que proporcionem prazer, relaxamento e renovação, permitindo que você esteja mais revigorado e pronto para cumprir com suas obrigações do trabalho e da pós na qual você decidiu investir. 

Descubra a melhor hora para estudar

Organizar seu tempo também tem a ver com escolher os momentos que você será mais produtivo. Por isso, evite estudar quando você estiver cansado. O cérebro humano funciona melhor quando estamos com o sono em dia, nos alimentamos adequadamente e gerenciamos bem o estresse. 

Não há uma regra exata quanto ao melhor momento do dia para estudar, pois o corpo de cada um funciona de maneira diferente. Algumas pessoas são mais produtivas durante a manhã, antes de ir ao trabalho, enquanto outras podem obter melhores resultados à noite.

Leve em consideração seu ritmo natural e descubra em qual período você se sente mais alerta e focado. É importante ter disciplina e comprometimento para estudar sempre no mesmo horário, o que favorece a concentração e a apreensão do conteúdo. 

O local onde irá estudar também é importante. Escolha um ambiente confortável, que seja livre de distrações. Pode ser um cômodo silencioso da sua casa, uma biblioteca, um café tranquilo ou qualquer ambiente no qual você se sinta confortável e livre de interrupções.

Evite ambientes com muito barulho, televisão ligada, conversas ao fundo ou qualquer outra coisa que possa desviar sua atenção dos estudos. Certifique-se de que o local seja adequado para a concentração.

Seja realista e flexível

É importante estar preparado para enfrentar momentos nos quais talvez seja mais difícil conciliar suas responsabilidades. Por isso, é preciso ajustar suas expectativas e adaptar-se às circunstâncias conforme necessário.

Ser realista e flexível é fundamental para evitar sobrecargas físicas e mentais. Essa jornada pode ser cansativa, mas valerá a pena.

Com o acúmulo de obrigações, evite se comprometer com muitas atividades paralelas, pois você já terá uma sobrecarga de responsabilidades
Com o acúmulo de obrigações, evite se comprometer com muitas atividades paralelas, pois você já terá uma sobrecarga de responsabilidades

Lembre-se dos motivos pelos quais você decidiu fazer uma pós-graduação e como ela contribuirá para sua carreira, isso servirá para que você se mantenha motivado durante os momentos mais desafiadores.

Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia já faz parte de diversos momentos do nosso dia a dia, então porque não utilizá-la também na hora de estudar? 

Ferramentas como a Técnica Pomodoro (que consiste em um método de gerenciamento de tempo dividindo o estudo em períodos de 25 minutos) foram aproveitados por diversos aplicativos, como TomatoTimer, Focus Booster, Pomello, Forest e muitos outros. 

Para organizar suas tarefas, apps como o Trello e o Evernote também são excelentes opções. Eles facilitam a vida de quem precisa lidar com múltiplos compromissos, como estudos e trabalho.

Escolha uma pós que se adeque à sua realidade

Como os programas de pós-graduação se tornaram opções amplamente procuradas nos últimos anos, hoje em dia é possível encontrar uma enorme variedade de cursos e modalidades e escolher uma pós que melhor se adeque à sua realidade. 

Alguns dos principais aspectos a serem levados em consideração são a área, seus objetivos e o tipo da pós-graduação.

A maioria das pessoas buscam por pós-graduações que estejam diretamente relacionadas à graduação ou área de atuação. Outras preferem buscar áreas diferentes, com o intuito de ampliar as possibilidades de atuação ou mudar de área. 

Os dois principais tipos de pós-graduação reconhecidos pelo MEC atualmente são os programas Stricto Sensu e Lato Sensu. 

A primeira opção diz respeito a cursos como mestrado e doutorado, indicados para quem deseja realizar pesquisas e focar na área acadêmica. São cursos com conteúdos programáticos extensos, e que, portanto, exigem uma grande parcela de dedicação diária do aluno.

Seja qual curso você escolher para potencializar sua carreira, conte conosco

Além disso, não há cursos Stricto Sensu disponíveis atualmente no modelo remoto, tornando mais difícil sua conciliação com uma rotina formal de trabalho.

A pós-graduação do tipo Lato Sensu envolve programas de especialização e MBA, que são geralmente mais adaptáveis à rotina. Isso se deve ao fato de serem cursos mais objetivos, práticos e com uma constância menor de atividades. Podem ser concluídos em períodos que variam de 6 a 18 meses.

A modalidade Lato Sensu é a única que pode ser realizada totalmente no regime online, o que faz com que seja uma opção significantemente mais acessível para quem deseja conciliar os estudos com uma rotina de trabalho.

No nosso Blog, você confere um artigo completo sobre a diferença entre o MBA e a especialização, muitas vezes chamada simplesmente de pós-graduação.

Ao optar por cursos de Ensino À Distância (EAD), o aluno terá maior autonomia para construir suas rotinas de estudo.

Outra vantagem é que eles envolvem menos gastos, já que geralmente possuem mensalidades mais acessíveis e o aluno não precisa se preocupar com questões referentes a deslocamento.

Aqui na Conquer, você encontra diversas opções de pós-graduação com aulas 100% online, contando com aulas ao vivo e também gravadas, alinhadas às demandas do mercado e com metodologia que possibilita a aplicação do conhecimento no seu dia a dia de trabalho.

Seja para aprimorar suas habilidades e se preparar para os seus desafios profissionais, conte com a Conquer para alcançar o próximo nível na sua carreira! Clique aqui e saiba mais sobre os nossos cursos de pós-graduação.

Conheça a Pós-graduação Conquer

Somos uma escola de negócios com cursos e especializações práticas para você se tornar um profissional mais qualificado, preparado e disputado pelo mercado .

Nascemos da nossa insatisfação com o ensino tradicional – faculdades e pós-graduações – por focarem muito na teoria e pouco na prática.

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

  • Certificado reconhecido pelo MEC.
  • Metodologia mão na massa.
  • Comece agora e termine em apenas 6 meses.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Carreira